Topo

Segundo lutador de MMA de novelas globais tem final raso após trama bem costurada

UOL Esporte

27/04/2013 06h01


O remake da novela Guerra dos Sexos, que acabou na última sexta-feira na Globo, contou com o segundo lutador de MMA em folhetins do canal. Depois de Wallace Mu, de Fina Estampa, foi a vez de Ulisses, interpretado por Eriberto Leão e que na primeira versão, de 1983, era um boxeador. Mas seu final não foi tão bom quanto sua trama inteira.

Ulisses sofreu todas as agruras de um lutador traumatizado por uma derrota. Ele começou a história aposentado depois de ser derrotado quando era apontado como uma revelação do esporte. Sem conseguir voltar aos ringues, passou a trabalhar como carregador, mas sem nunca tirar o MMA de sua cabeça.

O jogo começou a virar quando conseguiu uma revanche contra seu último algoz, anos depois da primeira luta, e com uma virada espetacular, acabou com o trauma e conseguiu voltar a lutar profissionalmente. Esse começo impressionou pela qualidade das cenas de lutas, mais reais que de costume na TV aberta brasileira, bem coreografadas.

Dali para frente, ele passou por altos e baixos, sofreu com empresários interesseiros, com golpes do destino e até mesmo com males do coração – não, ele não teve um problema cardíaco como Wallace Mu, apenas se atrapalhou e se desconcentrou por conta de algumas paixões.

O MMA foi muito bem representado, seja nas complicações de pequenos torneios por todo o Brasil, seja nas dificuldade de ter de treinar diariamente e se dividir com um segundo e às vezes terceiro emprego. Eriberto Leão se mostrou preparado para viver um lutador de MMA.

Mas o final não ajudou muito. Primeiro que Ulisses sumiu quase que durante toda a semana final de Guerra dos Sexos, foi aparecer mesmo apenas no último capítulo e pouco antes de sua luta, que foi uma das cenas derradeiras do folhetim. E quase que ela poderia ter sido dispensada.

Em busca de uma vaga em um "circuito mundial de MMA", ele enfrentou um rival interpretado pelo lutador do UFC Demian Maia. Porém, a luta foi rápida, com um final rocambolesco – Ulisses escapou de uma chave de braço e, lesionado, e nocauteou o rival – pouco foi explicado. Não fechou com a mesma dignidade da trama.


Por Jorge Corrêa, do blog Na Grade do MMA

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.