Topo

Comentarista da NBA conta como foi de “chefe” no Corinthians a camelô

UOL Esporte

08/03/2013 11h00

Crédito da imagem: Arquivo pessoal 

João Bosco Tureta é um profissional que tem história para contar. Carinhosamente apelidado de Mestre pelos companheiros de trabalho, ele acumulou algumas funções completamente diferentes ao longo da carreira até chegar ao cargo que possui atualmente.

Aos 73 anos de idade, ele é comentarista da NBA no canal fechado Space, sediado nos Estados Unidos e um dos únicos que transmitem o campeonato no Brasil, e mora em Deerfield Beach, na Flórida, por conta do trabalho. Mas nem sempre a vida de Tureta teve o "glamour" de viver nos EUA ou foi ligada a astros como Kobe Bryant e LeBron James.

Na década de 90, ele ficou desempregado durante um bom período e foi forçado a embarcar na vida de ambulante em São Paulo, vendendo camisas de clubes de futebol na porta os estádios e até mesmo teve correndo da polícia para fugir dos arrastões.

"Sem emprego e passando necessidade, viajava a procura de artigos personalizados para minha loja no Shopping Santana, cuidada pela minha esposa Sônia. Mas quando as duplicatas pesavam, eu ia para a porta do Morumbi vender camisas oficiais nos braços. Às vezes tinha que correr dos arrastões. A polícia tocava os cavalos em cima e tinha que correr. Comia o pão amassado pelo diabo. Torcedores me reconheciam e, com pena de mim, compravam as camisas", conta em entrevista ao UOL Esporte.

Quem viu Tureta correndo da polícia na época de ambulante dificilmente adivinharia o cargo que ele possuía tempos antes. Nos anos 80, após passagens por grandes rádios e jornais, ele se tornou assessor de imprensa do Corinthians. Cresceu no clube paulista e assumiu a função de assessor direto do então presidente Vicente Matheus. Mas como um "chefe" em um grande time brasileiro pode se tornar camelô? De acordo com o hoje comentarista, política.

"Vicente Matheus? Foi na realidade mais que um pai que confia em seu filho. Com ele, praticamente "mandei" no clube. Ele confiava cegamente em mim. Ensinou-me como levar uma vida de honestidade, e por isso fui demitido depois na era Dualib. Vi muita coisa em uma eleição e dancei", conta.

Tureta só conseguiu se recuperar financeiramente no começo dos anos 2000, quando embarcou para os Estados Unidos e assinou contrato com a PSN, canal que pretendia se tornar referência nas transmissões esportivas. No entanto, a emissora fracassou o comentarista perdeu o contrato de 130 mil dólares por ano e retornou ao Brasil.

Escritor e técnico de futebol

De volta ao país, após se arriscar em uma escolinha de futebol em Orlando, Tureta apostou em duas novas atividades: escritor e treinador de futebol. Devido ao antigo relacionamento com o Corinthians, ele passou a levantar diversas histórias e passava horas na biblioteca do clube paulista. Até que formou parceria com Orlando Duarte para o lançamento do livro "Corinthians – O time da Fiel", em 2008. Uma continuação está prevista para 2014, quando for inaugurada a Arena Corinthians.

Já como técnico a situação não rendeu grandes frutos. Com passagem pelo time de masters do Corinthians, Jacareí F.C e Osasco, Tureta assumiu o Grêmio Mauaense em 2009 e chegou a levar um verdadeiro calote do investidor do clube.

A vida profissional de Tureta só tomou a estabilidade dos dias atuais em 2009. Após largar o cargo de treinador, ele embarcou novamente para os Estados Unidos e conseguiu um teste para o canal Space, onde trabalha há quatro anos.

"A Turner (dona do Space) comprou nove canais e um teria que fazer a NBA. Fui convidado para um teste em Atlanta e teria que conseguir um narrador. Pensei no Marcos César, que conheci na época de PSN, e lá fomos nós. Estamos no quarto ano e com um sucesso de audiência em todo o Brasil e no exterior", comemora.

Fã de LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant e Blake Griffin, Tureta se diz feliz na Flórida, mas garante que vive antenado a tudo o que acontece no Brasil e pretende retornar assim que conseguir a cidadania norte-americana e se recuperar de uma lesão no cérebro.

"Morar aqui é uma maravilha. Aqui as leis funcionam, você tem liberdade e segurança. Estou aposentado aqui e o governo me dá tudo, fiz cirurgia nos olhos e estou em tratamento de uma lesão no cérebro, com custos altos. O governo paga tudo, até alimentação, além de uma graninha. Mas você, mesmo sentindo ser meio-americano, segue sendo brasileiro. Sonho com tudo em meu Brasil, vejo todos os programas e sei de tudo pela internet Acho que vou conseguir minha cidadania breve, e ai poderei ficar cinco meses no Brasil e sete aqui fazendo NBA", analisa.

Cantor, jogador e ator pornô?

Nascido em Lins, no interior de São Paulo, Tureta passou boa parte de sua vida em Londrina, no Paraná, e colecionou diversas idas e vindas dos Estados Unidos a trabalho. Pai de cinco filhos e tio da atriz global Narjara Turetta, desde sempre conviveu com o dilema de escolher um entre seus dois sonhos: cantor ou jogador de futebol. Fato curioso é que conseguiu realizar os dois, sendo atleta amador na cidade paranaense e cantando boleros espanhóis em casas noturnas.

Além de cantor, Mestre Tureta ainda convive com a bizarra "fama" de ator pornô. Na década de 70, um amigo foi visitar Tureta em Nova York, onde trabalhava no El Diario, e quando voltou ao Brasil contou que havia visto filmes eróticos do comentarista em Nova York.

O boato ganhou força quando Milton Neves descobriu a história e espalhou a "notícia" pelos corredores da Jovem Pan. Tureta só foi descobrir a história quando retornou ao país, mas já era tarde demais. Apesar de rotulado pelos colegas de profissão, o comentarista parece não se incomodar.

"É mais uma 'criatividade' do Milton Neves. Quem consegue desmenti-lo? Um dia, o saudoso comentarista Loureiro Junior foi me visitar quando eu morava em Nova York e, ao voltar, contou ao Milton que havia visto filmes pornôs meus na Rua 44. Meu, caiu na boca do Milton, já era. Não adianta ficar pedindo para ele desmentir, afinal, ele é um semideus. Fiquei quieto", brinca.

João Bosco Tureta é comentarista do canal Space nas transmissões de quinta-feira da NBA, colunista do jornal Brazilian Papper e mantem o blog http://jb.tureta.zip.net/.

Por Patrick Mesquita

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.