Topo

Novela "Lado a Lado" retrata preconceito nos primórdios do futebol no Brasil

UOL Esporte

05/02/2013 20h18

O capítulo desta terça-feira da novela "Lado a Lado" aborda um fato curioso dos primórdios do futebol no Brasil. O folhetim, que se passa na década de 1910, retrata o preconceito contra os negros no futebol em uma época que o esporte era praticado apenas por brancos e membros da elite.

Para poderem participar das partidas, os negros tinham que se maquiar com talco ou pó de arroz para se passarem por brancos. Segundo relatos do início do século passado, este tipo de preconceito realmente aconteceu quando o futebol começou no Brasil.

No capítulo desta terça-feira, o personagem Chico, interpretado por César Mello, foi pago pelo 'mauricinho' Albertinho (Rafael Cardoso) a jogar uma partida por causa seu conhecido talento e pela ausência de Teodoro, personagem de Daniel Dalcin, que não poderia jogar.

O ex-marinheiro aceitou se submeter à situação e marcou golaços na partida. Mas no decorrer do confronto, a maquiagem começou a derreter e as pessoas ficaram desconfiadas de Chico.

Até que Zé Maria (Lázaro Ramos), também negro e capoeirista, invadiu o gramado, deu uma bronca em Chico e exigiu que ele acabasse com a farsa e honrasse sua cor.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.