Topo

Joel Santana compara seu inglês ao português de Zizao

UOL Esporte

21/01/2013 15h56

Crédito: Clive Rose/Getty Images

Para Joel Santana, a comunicação no futebol vai além de saber falar corretamente alguma língua. Ao comentar sobre a dificuldade do chinês Zizao em falar português no Arena Sportv desta segunda-feira, o treinador lembrou das críticas que sofreu quando trabalhou fora do Brasil e precisava falar em inglês e defendeu o atleta.

Joel explicou que a linguagem não é uma barreira para o esporte, dando exemplos da própria carreira.

"Ou eu sou sábio, ou eu sou mágico, ou eu falo várias línguas. Trabalhei em quatro clubes na Arábia Saudita e fui campeão", disse, apontando seu sucesso em um país estrangeiro mesmo sem falar outras línguas.

A época em que treinou a seleção da África do Sul, quando o treinador mais foi criticado e alvo de brincadeiras por causa do inglês ruim, também foi assunto no programa. Joel explicou que resolveu falar inglês por causa de problemas com o tradutor.

"O meu tradutor falava português de Portugal, então era mais difícil entender o tradutor do que os próprios jogadores", explicou.

Sobre as piadinhas, Joel disse não ligar e até lembrou de um propaganda de refrigerantes da qual foi estrela e que fez muito sucesso, ganhando até prêmio de publicidade.

"Eu joguei de igual para a igual (na Copa das Confederações) com a seleção campeã do mundo com uma seleção que é 80 no ranking , aí vem camarada implicar com o meu inglês! Eu falei: deixa para lá! Até fiz aquela propaganda lá em que eu aparecia falando inglês e foi o maior sucesso".

Na decisão do terceiro lugar da Copa das Confederações de 2009, a África do Sul, comandada por Joel Santana, fez jogo duro contra a Espanha, atual campeã mundial, e empatou o jogo em 2 a 2 no tempo normal. Na prorrogação, os espanhois acabaram vitoriosos, com gol de Xabi Alonso.

Confira a propaganda premiada de Joel Santana:

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.