Joel Santana compara seu inglês ao português de Zizao
Crédito: Clive Rose/Getty Images
Para Joel Santana, a comunicação no futebol vai além de saber falar corretamente alguma língua. Ao comentar sobre a dificuldade do chinês Zizao em falar português no Arena Sportv desta segunda-feira, o treinador lembrou das críticas que sofreu quando trabalhou fora do Brasil e precisava falar em inglês e defendeu o atleta.
Joel explicou que a linguagem não é uma barreira para o esporte, dando exemplos da própria carreira.
"Ou eu sou sábio, ou eu sou mágico, ou eu falo várias línguas. Trabalhei em quatro clubes na Arábia Saudita e fui campeão", disse, apontando seu sucesso em um país estrangeiro mesmo sem falar outras línguas.
A época em que treinou a seleção da África do Sul, quando o treinador mais foi criticado e alvo de brincadeiras por causa do inglês ruim, também foi assunto no programa. Joel explicou que resolveu falar inglês por causa de problemas com o tradutor.
"O meu tradutor falava português de Portugal, então era mais difícil entender o tradutor do que os próprios jogadores", explicou.
Sobre as piadinhas, Joel disse não ligar e até lembrou de um propaganda de refrigerantes da qual foi estrela e que fez muito sucesso, ganhando até prêmio de publicidade.
"Eu joguei de igual para a igual (na Copa das Confederações) com a seleção campeã do mundo com uma seleção que é 80 no ranking , aí vem camarada implicar com o meu inglês! Eu falei: deixa para lá! Até fiz aquela propaganda lá em que eu aparecia falando inglês e foi o maior sucesso".
Na decisão do terceiro lugar da Copa das Confederações de 2009, a África do Sul, comandada por Joel Santana, fez jogo duro contra a Espanha, atual campeã mundial, e empatou o jogo em 2 a 2 no tempo normal. Na prorrogação, os espanhois acabaram vitoriosos, com gol de Xabi Alonso.
Confira a propaganda premiada de Joel Santana:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.