Topo

Globo aproveita 'rixa' entre Bernardinho e Zé Roberto para abrir transmissões da Superliga

UOL Esporte

16/01/2013 17h32

O jejum do vôlei nacional em TV aberta vai acabar neste sábado, graças à rivalidade entre Bernardinho e Zé Roberto. A Globo vai transmitir, às 10h, o duelo entre Unilever, do Rio de Janeiro, e Vôlei Amil, de Campinas. Será a primeira partida que a emissora vai mostrar na Superliga 2013, incluindo o masculino.

O motivo para isso é simples: o duelo no Maracanãzinho marca o segundo encontro dos dois técnicos mais vitoriosos do vôlei brasileiro no torneio. Bernardinho, campeão olímpico e tricampeão mundial com a seleção masculina, levou a melhor sobre José Roberto Guimarães, dono de três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, no primeiro turno: o time carioca venceu por 3 a 1, jogando no interior de São Paulo.

Os dois têm uma relação distante e pouco fazem para esconder a rivalidade desde os Jogos Olímpicos de 2004. Em Atenas, Bernardinho levou o Brasil ao ouro com a seleção masculina, enquanto Zé Roberto era o técnico da seleção feminina que perdeu a semifinal para a Rússia.
O jogo, aliás, é uma novidade na relação Superliga e Globo: nos anos anteriores, apenas partidas decisivas eram mostradas ao vivo, com preferência para os mata-matas. O encontro deste sábado vale pela 11ª rodada e, apesar da importância na classificação, está longe de ser valer vida ou morte para as equipes.

Aproveitando a exposição em rede nacional, a Unilever fará uma campanha para arrecadar água potável para os afetados pelas enchentes no Rio de Janeiro. O time pede um litro de água potável para quem for comprar ingresso. As doações serão encaminhadas ao SESC Rio, entidade responsável em destinar o material para as vítimas das chuvas no estado. O time também vai manter as ações com torcedores feitas em jogos fora da TV aberta.

"Em todas as nossas partidas envolvemos nossa torcida com uma equipe de animadores como nenhuma outra jamais viu, que distribui as camisetas especialmente escolhidas por torcedores numa eleição aberta a todos, além de evoluir um coro azul e branco com o hino oficial do time escrito pelos Unilovers (fãs). Nos últimos jogos fizemos brincadeiras com os torcedores entre um set e outro e nesse não deve ser diferente. Dependemos apenas da aprovação da emissora", fala Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.

Já o Vôlei Amil fez pequenas ações pontuais e deve levar ao Maracanãzinho cerca de 500 pessoas. "A importância [do jogo com transmissão em TV aberta] encontra-se na elevada audiência desse veículo de comunicação, trazendo, para a Amil, um retorno de mídia bastante expressivo. Outro benefício do grande alcance da TV Globo é o conhecimento, em âmbito nacional, do projeto do Vôlei Amil por parte dos telespectadores. Pessoas do Brasil inteiro terão a oportunidade de conhecer e acompanhar o novo time de vôlei feminino comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, com sede em Campinas/SP", diz Nelson Garrafa, gerente de marketing e comunicação da equipe.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.