Superação de Zanardi sensibiliza Massa e Alonso, que rasgam elogios ao italiano
O exemplo de superação do ex-piloto de automobilismo Alessandro Zanardi sensibilizou o mundo da Fórmula 1 e pilotos renomados como o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa, ambos da Ferrari.
Os dois foram entrevistados pelo programa Esporte Espetacular, da TV Globo, e rasgaram elogios ao italiano que sofreu grave acidente automobilístico em 2001 e ganhou três medalhas, duas de ouro, nos Jogos Paraolímpicos de Londres.
"Ter o problema que ele teve e virar a página e se forcar em outro tipo de esporte e ganhar o ouro é incrível. É um exemplo de conquista para todo mundo", falou Felipe Massa.
"É incrível, um exemplo de superação. Ele tem um coração enorme e é um exemplo para todos nós. [Mostra que] com coração e vontade de ser forte, você pode ser o melhor no que se propõe a fazer", disse Alonso.
O italiano perdeu as pernas em um grave acidente em setembro de 2001, após bater em uma prova da Indy [Cart, na época] em Lausitz, na Alemanha. Na volta após uma escapada de pista, Zanardi foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani a quase 300 km/h. A colisão dividiu o carro do futuro paraolímpico em dois e por pouco não tirou a sua vida.
Zanardi ficou com quase um litro de sangue em seu corpo após o acidente e relata ter ouvido manifestações incrédulas de médicos, que não entendiam como o piloto escapou vivo de uma cena tão assustadora.
Depois do acidente, Zanardi conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos.
Após apenas quatro semanas de treinamento, Zanardi chegou em 4º lugar na Maratona de Nova York de 2007, na categoria correspondente. O italiano conseguiria vencer a prova três anos depois, se credenciando para disputar os Jogos Paraolímpicos, hoje aos 45 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.