Topo

Comentarista Flavio Canto chora com desclassificação de pupila e critica regra "estúpida"

UOL Esporte

30/07/2012 08h13

Um dos grandes judocas dos últimos anos no Brasil, Flávio Canto deixou o tatame e nos últimos tempos virou apresentador e comentarista. Em ação no microfone pelo SporTV na Olimpíada de Londres, ele foi surpreendido nesta segunda-feira pela eliminação precoce de uma pupila. Rafaela Silva é cria do Instituto Reação, projeto de Canto que ensina judô a crianças carentes no Rio. Com a desclassificação devido a um golpe ilegal da brasileira, o ex-judoca se emocionou no ar e fez duras críticas a nova regra que causou a saída de Rafaela dos Jogos já nas oitavas de final.

ASSISTA – Após golpe ilegal, judoca Rafaela Silva é desclassificada em Londres
LEIA MAIS – Rafaela é desclassificada por golpe ilegal e sai chorando do tatame

"Peço desculpas pela emoção, é que acompanhei essa atleta muito de perto, ela é lá do Instituto Reação, ela é a principal atleta de lá", afirmou ele, ao lado do narrador Sérgio Maurício, entre lágrimas.

No combate válido pelas oitavas de final, os juízes chegaram a apontar um waza-ari para Rafaela no começo da luta, mas a arbitragem verificou o vídeo e decidiu desclassificar a brasileira por atacar a perna direita da adversária antes do desequilíbrio.

"É uma regra estúpida, que limita a criatividade do judoca. Sempre fui contra essa regra", afirmou Canto, sobre a proibição da catade de pernas. "Tudo bem o golpe ser ilegal, mas poderia ser mais um shido (punição). É injusto ser desclassificado da Olimpíada por causa disso, ainda mais uma atleta como a Rafaela, que teve uma vida tao sofrida."

O comentarista acredita na recuperação do jovem talento dos tatames: "Ela tem força pra se levantar, já se levantou muitas vezes. Agora é levantar a cabeça, se voltar para 2016. Essa história vai dar mais força ainda para ela voltar de cabeça erguida e, quem sabe, conquistar uma medalha de ouro em casa."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.