Topo

Record esquece "brasileirismo" na estreia e tem comentarista elogiado na transmissão do SporTV

UOL Esporte

25/07/2012 17h56

Quem esperava uma exaltação à pátria na primeira transmissão da Record dos Jogos Olímpicos de Londres se desapontou. A única emissora da TV aberta a ter direitos do evento até criticou a atuação de Marta e da seleção feminina de futebol na goleada por 5 a 0 sobre Camarões. Curioso mesmo foi o fato de René Simões, um dos comentaristas da emissora, ter sido elogiado por sua principal concorrente.

Leia também: >> Com direito a dois gols e dancinha de Marta, Brasil passeia e faz 5 a 0 sobre Camarões

Durante a transmissão do SporTV, o ex-jogador e comentarista Edinho elogiou o trabalho de Simões quando este dirigiu a seleção feminina. Com ele, a equipe, que vinha de dois quartos lugares (Atlanta-1996 e Sydney-2000), conquistou sua primeira medalha olímpica, com a prata em Atenas-2004. Curiosamente Simões não ouviu o elogio, já que comentava o mesmo jogo na Record.

No canal aberto, foram poucos os momentos em que Torres e os comentaristas Romário, René Simões e José Eduardo Savoia usaram algum "brasileirismo" além da conta na partida. Na verdade, o desempenho do time no primeiro tempo e até mesmo a performance da meia-atacante Marta, grande estrela do time, receberam críticas do trio.

Torres só forçou a barra ao comparar o primeiro gol do Brasil a um lance emblemático da Copa do Mundo de 1994. Francielle cobrou falta, Thais Guedes se abaixou na barreira, e a bola entrou no canto direito. Para o narrador, a jogada foi semelhante ao gol de Branco contra a Holanda, quando o lateral soltou uma bomba e Romário, que estava no caminho da bola, tirou o corpo.

"Foi exatamente como você fez naquela cobrança com o Branco em 1994", disse Torres. Romário, que, naquele lance, praticamente se contorceu para não levar uma bolada, até brincou com a comparação. "A diferença é que a bola saindo do pé do Branco tem uma força. Com a Francielle, tem outra", ironizou.

Leia também: >> Marta vê 'boa partida' do Brasil, mas minimiza: "foi apenas um primeiro passo"

Mesmo vencendo, o Brasil não foi poupado das críticas. Para Romário, nos 45min iniciais, "Marta não entrou no jogo, principalmente por estar bem marcada", e o time ficou "longe de mostrar o futebol que pode mostrar". Simões alfinetou a falta de "controle de jogo" das brasileiras, enquanto Savoia destacou os erros de passes constantes.

Curioso foi ver que o intervalo da Record esqueceu completamente do que havia acontecido no primeiro tempo. Foram mostrados apenas os dois gols, e só. O canal preferiu propagandas e chamadas que anunciavam uma série de eventos olímpicos que serão transmitidos nos próximos dias ao invés dos tradicionais "melhores momentos".

No segundo tempo, com o amplo domínio brasileiro e os dois gols de Marta, a transmissão ficou morna. As críticas viraram elogios, mas sem exaltações. Resta saber se a emissora vai adotar o tom mais neutro ou voltará ao discurso ufanista do Pan de 2011. As Olimpíadas só estão começando.

Ricardo Zanei
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.