Basquete volta à TV aberta com transmissão didática, jogo morno e Varejão comentarista
Após 15 anos, uma partida entre clubes de basquete voltou a ser transmitida pela TV aberta com a final do Novo Basquete Brasil (NBB) entre São José e Brasília. Diante de um público pouco acostumado à modalidade, a Rede Globo apostou em uma transmissão didática, que ensinou regras e características de um esporte que já foi o segundo na preferência dos brasileiros, mas entrou em decadência nas últimas décadas.
Para narrar a partida, o escolhido foi Robby Porto, acostumado a transmitir jogos de basquete pelo Sportv. Coube ao narrador ensinar aos telespectadores para que serve a linha de três pontos, a divisão da partida em quatro períodos e o relógio dos 24s de posse de bola.
A transmissão da Globo ainda contou com uma atração especial. O ala-pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers e da seleção brasileira, trabalhou como comentarista durante a partida e mostrou ter futuro na nova função. Sem gaguejar, o jogador foi ponderado nas análises e chamou a atenção com boas intervenções.
O lado ufanista ficou por conta do outro comentarista, o técnico Alberto Bial, que teceu inúmeros elogios à partida, ao campeonato, ao basquete brasileiro, aos jogadores, aos companheiros de transmissão…
"O Anderson joga na NBA há muitos anos, o que faz com que seja um dos maiores conhecedores de basquete no Brasil", elogiou o treinador/comentarista.
O que não ajudou a transmissão da Globo foi a partida transmitida. São José e Brasília fizeram uma decisão morna e de poucas emoções. Em um jogo repleto de erros de ambos os lados, o time do Distrito Federal dominou do início ao fim, venceu por 78 a 62 e conquistou o tricampeonato do NBB.
Leia mais: Brasília mantém hegemonia, atropela o São José e conquista o tri do NBB
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.