Topo

Profissão Repórter revive caso, mas poupa Joanna em programa sobre abuso de menores

UOL Esporte

30/05/2012 10h06

Pouco mais de uma semana depois do depoimento de Xuxa ao Fantástico, o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, debruçou-se sobre o tema abuso de menores. Na última terça, a atração comandada por Caco Barcellos tratou do assunto que ganhou muito espaço na mídia recentemente. Entre outros casos, contou o de Joanna Maranhão, nadadora que dá nome à nova lei que aumenta o período de prescrição de tais crimes. Os jornalistas, no entanto, preferiram poupar os envolvidos, atendendo um pedido da própria atleta.

A reportagem do programa passou uma semana acompanhando a rotina da nadadora do Flamengo. Em nenhum momento fica claro se as entrevistas aconteceram antes ou depois do depoimento de Xuxa, que mexeu bastante com Joanna. O UOL Esporte revelou que ela não se sentiu bem após a entrevista da Rainha dos Baixinhos, que contou ter sido abusada quando era criança. Joanna chegou a desmaiar por conta do stress (leia mais sobre o assunto).

Na conversa com o Profissão Repórter, o assunto não é abordado. Joanna conta, no entanto, como se sentiu na época do ocorrido. "O abuso em si foi coisa de dois meses. Tinha ele como um pai, falava que ia treinar com ele para sempre. Era difícil para mim lembrar o que tinha acontecido dentro de uma piscina, ir para a sessão de terapia e à tarde vir para a água fazer um treino. É muito confuso", disse a nadadora, que sofreu os abusos de um ex-treinador quando tinha 9 anos.

Apesar do tema delicado, Joanna só não segurou as lágrimas quando falou sobre a mãe. "Eu tentei falar para a minha mãe na época. Mas eu não consegui. Quem vai acreditar que uma pessoa que me trata como pai fez isso comigo? Ela se sente um pouco culpada porque ela diz: 'como eu não percebi?'. Ela já me pediu desculpas porque ela trabalhava muito. Eu falo: 'Mãe, você trabalhou para criar três filhos. Você não estava fora de casa porque estava brincando, sabe? Minha mãe não tem culpa de nada, de absolutamente nada", disse Joanna.

 

"Não gosto de falar disso porque a gente leva uma carga de culpa muito grande. Porque aquilo aconteceu na sua frente e você deixou passar. E na época achei aquilo um absurdo. Acho que talvez eu não tenha acreditado. A ficha só caiu quando vi a mudança brusca de comportamento dela quando se aproxima do clube onde a pessoa ainda estava ou da pessoa em si. E depois, foi uma riqueza de detalhes [que ela contou]", explicou Terezinha, a mãe da nadadora.

Em meio à exibição de outros casos de abusos de menores, o Profissão Repórter debateu internamente sobre o tratamento que daria ao caso. A repórter que entrevistou Joanna, Gabriela Lian, explicou a Caco Barcellos que a nadadora chegou a contar a ela como foi o abuso, mas que não quis revelar o nome do agressor.

Depois que revelou o trauma, em 2008, Joanna chegou a ser processada pelo antigo treinador, e por isso hoje prefere não citá-lo. Na época, ela não pôde acusá-lo judicialmente porque a lei que tratava do tema previa a prescrição do crime a partir da data do abuso. Com a nova lei 12.560, chamada de Joanna Maranhão, o período passa a ser contado a partir dos 18 anos da vítima, quando ela teria condições psicológicas de falar sobre o assunto.

Diante do impasse, Caco Barcellos questionou a repórter se ela contaria os detalhes revelados por Joanna e o nome do agressor. Lian respondeu que o ex-técnico deveria ser ouvido, para poder defender-se devidamente. "Se procurá-lo, a gente vai expor alguém sem provas. Temos um começo de prova que é uma declaração. Acho relevante uma entrevista, mas seguida de uma prova concreta. Nesse caso não temos nada", disse Caco Barcellos.

O jornalista comparou a situação com a de Isabelle Crisóstomo, outra vítima de abusos que contou seu caso no programa. Apesar de contar somente com o depoimento dela como prova, o Profissão Repórter se amparou na condenação judicial do agressor para mostrar seu rosto e até procurar o criminoso, que está foragido da Justiça. Com isso, Caco e Lian decidiram não revelar ao público os detalhes da agressão sofrida por Joanna, que reagiu ao programa em seu Twitter.

"Obrigada pelo carinho! Espero que o programa de ontem, assim como tudo que vem sendo veiculado na mídia, não só por mim, faça diferença. Que as pessoas denunciem e que nossas crianças possam ser crianças, vivendo essa fase linda enquanto durar", disse Joanna, que está na Europa se preparando para os Jogos Olímpicos de Londres.

Crédito da foto: Reprodução

LEIA MAIS:
Caso Xuxa e aprovação de lei sobre pedofilia provocam crise em Joanna Maranhão

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.