Topo

Globo Esporte Rio faz defesa ao "super tira-teima" e mostra como o sistema é infalível

UOL Esporte

18/05/2012 13h33

Crédito: Reprodução de TV/Globo

O gol de Alecsandro contra o Corinthians no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores colocou em xeque o tira-teima da TV Globo. O lance foi tão duvidoso que o recurso tecnológico completo demorou a entrar em ação e só foi mostrado da forma 3D durante o Jornal da Globo. Durante a partida, a emissora havia mostrado um tira-teima simplificado.

A imagem com bonequinhos mostrou que o atacante do Vasco estava um pouco à frente, e a emissora carioca cravou o impedimento. Já a Fox Sports teve opinião distinta, indicando que o gol foi legal, na opinião do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon.  Vascaínos passaram, então, a criticar a Globo nas redes sociais.

Nesta sexta-feira, na edição do Rio do programa Globo Esporte, o apresentador Alex Escobar mostrou uma matéria para explicar e defender a precisão do "super tira-teima", como ele mesmo definiu.

"Desde a Copa de 86 a Globo usa essa tecnologia, que foi sendo aprimorada à medida que a computação gráfica evoluiu. Atualmente o equipamento utilizado é o mais moderno do mercado. No Brasil esse modelo é exclusividade da Globo", discursou Escobar.

O apresentador explicou que as imagens são geradas, congeladas e posicionadas para facilitar a análise. Afirmou que é tudo feito "com precisão". E justificou o uso de bonecos na simulação (foto acima). "É para ajudar a visualização do telespectador e, em algumas vezes, de nossos comentaristas", disse.

Na sequência, a matéria colocou uma frase do ex-árbitro e atual comentarista Arnaldo Cézar Coelho dizendo que errou em seu julgamento inicial.

"Tirada a teima" (expressão usada por Alex Escobar), a matéria terminou com Nilton dando 'dica' para Alecsandro marcar o gol legalmente. "Falei para ele subir só com a perna esquerda. Precisava puxar a perna direita para tirar o impedimento", brincou o volante.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.