Datena leva estilão direto do "Brasil Urgente" para transmissão da Liga dos Campeões
Foto: Reprodução de TV
Por Ricardo Zanei
Foram cerca de 15min de caso Eloá e mais 4min de comerciais antes da transmissão do pré-jogo do duelo entre Milan e Arsenal, nesta quarta-feira, pela Liga dos Campeões. A Band passou a partida ao vivo, com Teo José na narração e Mauro Beting nos comentários. O elo de ligação entre as duas atrações da emissora foi José Luiz Datena, que saiu da edição-relâmpago do "Brasil Urgente" para atuar como convidado especial em mais um jogo de futebol como se nada tivesse mudado.
Hoje, o nome de Datena é ligado ao jornalismo policial e às tragédias cotidianas. Mas, no início da carreira, ele ganhou dois prêmios Vladimir Herzog, em 1983 e em 1987, com reportagens ligadas à cidadania e aos direitos humanos, ambas pela TV Ribeirão (EPTV). Em seguida, foi justamente para a Band, virou repórter esportivo e recebeu o carinhoso apelido de José Luiz "Da Trena", em referência a um dos patrocinadores das transmissões.
No "esquenta" para a partida, Teo José apresentou Datena como um jornalista "que acompanha tudo de futebol europeu". Ele, que vem comentando os jogos da Liga, não fez feio em sua análise inicial, falando das mudanças táticas e técnicas das duas equipes e elogiando o zagueiro Thiago Silva, "um dos maiores nomes do futebol mundial".
Mesmo antes de a bola rolar, no entanto, Datena deixou no ar que seu estilo "Brasil Urgente", de falar diretamente para o telespectador, seria repetido no futebol. "Se o Milan não conseguir a vitória, tá ferrado. Mas eu confio no Milan". Sobre o tamanho do pé de um dos auxiliares, disparou: "Não sabemos a profissão dele, mas deve esquiar bem."

Robinho beija escudo do Milan após marcar contra o Arsenal na Liga - Foto: Claudio Villa/Getty Images
Datena ainda deu o seu parecer sobre alguns jogadores em campo, como Van Bommel, que "gosta de dar porrada pra caramba". Sobre Pato, que começou na reserva, foi taxativo: "Depois que começou a namorar a filha do Berlusconi, tá com as pernas bambas, faz tempo que ele não joga, hein?".
Criticado em transmissões anteriores, Kevin-Prince Boateng calou a boca de Datena ao abrir o placar para o Milan. "É o maior jogador de todos os tempos. Que Messi, que nada. No último jogo, metemos o pau nesse cara e levamos ferro. Agora, de novo". Depois que Antonini perdeu uma boa chance de marcar, repetiu a ironia. "Daqui a pouco ele faz um gol de bicicleta para calar a boca da gente."
Sagna foi outro que recebeu um elogio por sua participação pífia no segundo gol do Milan. "Parecia que tinha comido uma feijoada". Ao saber que Robinho havia comemorado dançando "Ai, se eu te pego", elogiou o autor do hit, "iluminado, Michel Teló, fantástico". E, nos minutos finais do primeiro tempo, explicou a situação do Arsenal na partida. "Devia pegar o avião e voltar para a Inglaterra."
Antes do início da segunda etapa, fez um daqueles trocadilhos ao ver o nome do técnico do Milan, Massimiliano Allegri, em uma faixa da torcida. "Nunca vi um cara chamar Allegri e ser tão triste". Nos minutos finais, o alvo foi Ambrosini. "O nome dele parece aquele doce, ambrosia". "Mas ambrosia é gostosa", disse Mauro Beting. "Bom, não vou entrar nesse mérito", reparou o comentarista oficial, em meio à risada de Datena.
O ponto alto, no entanto, foi a análise do convidado sobre dois lances, um impedimento no primeiro tempo e uma falta no segundo. Questionado por Teo José se a posição foi ilegal e se tinha sido infração, o comentarista se limitou a dizer um sonoro "ô!". Datena, no futebol, é o mesmo do "Brasil Urgente". Só faltou o tradicional "me ajuda aí!".
LEIA MAIS NO UOL ESPORTE
4 a 0 Robinho faz dois, leva 'cornetada' de jogador do Barça, e Milan goleia Arsenal
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.