Topo

Record acusa Globo de pirataria, mas não reconhece exclusão da marca do UOL de reportagem

UOL Esporte

07/11/2011 12h39

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

A Globo usou imagens dos Jogos Pan-Americanos de forma irregular, mas dois dias depois, questionada pelo UOL, reconheceu o erro. Já a Record, 20 dias depois de exibir a reportagem do UOL Esporte sobre o assunto sem citar o nome e excluindo a logomarca do portal, insiste que não incorreu no mesmo erro de sua concorrente.

O uso irregular pela Globo de imagens dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, noticiado em primeira mão pelo UOL Esporte, foi tema de uma reportagem de três minutos no "Jornal da Record" em 17 de outubro. Apresentada por Ana Paula Padrão, a matéria do repórter Luiz Gustavo acusou a Globo de "desrespeito à lei", mas incorreu em pecado semelhante ao reproduzir o texto do UOL ("Record acusa Globo de piratear imagens do Pan") sem citar o nome ou mostrar o logotipo do portal.

"As imagens pirateadas do Pan viraram capa dos sites de notícias. Questionada pelo portal, a Globo se limitou a dizer que está verificando com a agência se houve algum erro por parte deles", disse Luiz Gustavo enquanto era exibida na tela a imagem da reportagem do UOL.

Questionada sobre o fato pelo "Jornal do Campus", da USP, que produziu uma reportagem sobre o fato, a Record disse: "A reportagem falou da repercussão de modo geral, mostrando várias opiniões sobre o assunto."

Apenas duas pessoas deram "opiniões sobre o assunto" na reportagem exibida pela Record: um representante da OTI, a quem foram creditadas as imagens exibidas pela Globo, e um do Comitê Organizador do Pan. A "repercussão de modo geral", a que se refere a emissora, só ocorreu depois que o fato foi divulgado pelo UOL Esporte.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.