Topo

Neto, o ogro divertido

UOL Esporte

01/09/2011 14h33

Por Maurício Stycer

Onipresente na programação esportiva da Band, com participação nos debates vespertinos e nas transmissões noturnas da emissora, o ex-jogador Neto é um belo exemplo para outros candidatos a comentarista de futebol.

Autêntico, Neto conseguiu transformar os seus defeitos em qualidades, criando um tipo muito divertido. Meio ogro, meio Joselito, o comentarista é hoje a principal (e melhor) atração na área de esportes da Band.

Diferentemente de Casagrande, por exemplo, Neto nunca se preocupou em melhorar a qualidade do português que falava à época de jogador. Hoje, os erros que comete, os "esses" que engole, foram incorporados ao tipo que faz. "Só porque eu falei 'dois pulmão' você pensa que eu sou burro?", ele perguntou nesta quinta-feira, ao vivo.

Somado ao português capenga, Neto estica ao máximo os "erres", reforçado o aspecto "caipira", interiorano, do tipo que compõe no ar. "Forrrrça, Ricardo Gomes!"

O seu machismo o aproxima do torcedor da arquibancada. Essa semana Renata Fan o elogiou por "revelar os seus pensamentos" sobre a escalação do Corinthians. Neto respondeu, maroto: "Se eu revelasse meus pensamentos, minha filha… você estava pelada agora".

Há poucos dias, em conversa com o médico Osmar Oliveira, Neto mostrou outra faceta de seu estilo, trazendo para a televisão a conversa do balcão do botequim. "Tem coisa mais gostosa do que jogar futebol?", exclamou o médico. "Doutor, tem coisa muito mais gostosa que jogar bola. É só  assistir ao canal 42", disse, numa referência ao canal pago Multishow, que exibe programação erótica de madrugada.

O tipo bem-sucedido que Neto criou se completa com a exibição, sem cerimônia, da sua paixão pelo Corinthians. "Se não fosse o Corinthians, não tinha Rede Globo, não tinha Band", disse ele no dia do 101º aniversário do clube.

Sempre visto na Globo como um tipo antiquado, o ogro Neto é hoje a figura mais divertida na área de esportes na televisão.

Veja mais sobre Neto:

Neto revela seus pensamentos: Renata Fan pelada

Neto se engana na anatomia ao elogiar fôlego de atleta e leva troféu

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.