Topo

Sócrates em dois momentos na TV quarta: filosofia, álcool e piadinhas

UOL Esporte

22/07/2011 07h01

Por Bruno Freitas

Enquanto a rodada do Brasileirão rolava solta na quarta-feira à noite, o UOL Esporte Vê TV acompanhou a saga de Sócrates por outras atrações no dia 20 de julho. No comando de seu novíssimo programa de entrevistas no Canal Brasil e como convidado de Danilo Gentili na Bandeirantes, o Magrão mesclou filosofia, contestação política, reflexões etílicas e até piadinhas na frente das câmeras. Confira abaixo os melhores momentos.

NO BAR, O TALK SHOW DO MAGRÃO

Atração recente na grade do Canal Brasil na TV a cabo, o "Brasil + Brasileiro" (quarta 21h, de Brasília) tem a cara de Sócrates. O programa de entrevistas é gravado em um bar no Rio de Janeiro, em que anfitrião e convidado conversam à vontade diante de copos de cerveja, em trajetória de papo que não parece guiada por um roteiro previamente elaborado.

Na última quarta-feira, o convidado de Sócrates Brasileiro (sim, no programa o ex-jogador usa o seu sobrenome mais emblemático) foi o ator Otávio Augusto, um antigo conhecido da boêmia e das conversas de cunho político.

Apesar de descontraído, o papo do Doutor com seu convidado flertou com temas como engajamento político e militância sindical. Sócrates e Otávio Augusto debateram a decadência dos valores de educação no país, brincando com a alcunha de "professor" usada no futebol por jogadores no tratamento com árbitros e treinadores.

Enquanto isso, o ator ia esvaziando seus copos em maior velocidade que Sócrates, conhecido por seu apreço ao álcool. Na condição de anfitrião, Magrão bebia com mais moderação, mas não deixou de filosofar a respeito do tema, citando o pensador alemão Friedrich Nietzsche: "A arte precisa de uma certa embriaguez".

No desfecho, Otávio Augusto relatou o dia em que, movido a uma sequência de uísques, debateu com amigos a ideia de fusão entre Botafogo e Fluminense, pensando até em um novo hino para o projeto de clube. Ainda no fim, a pedido de Sócrates, o ator fechou o "Brasil + Brasileiro" com uma citação do escritor peruano Mario Vargas Llosa, falando que "o homem é a única criação de Deus que não deu certo".

 

ESCADA PARA O HUMOR DE GENTILI

Mais para o fim da noite, Sócrates passou de anfitrião para convidado, como atração do "Agora é Tarde", novo programa de Danilo Gentili na Bandeirantes. Desta vez, Magrão se mostrou mais predisposto às piadas, servindo como uma espécie de "escada" para o desempenho humorístico do dono do talkshow.

No momento sério da entrevista, Sócrates criticou a construção do Itaquerão e disse que o Morumbi deveria ser o estádio paulista na Copa de 2014. Depois, voltou às piadas com o repórter do CQC, brincando com a apresentadora Hebe Camargo: "Dizem que ela foi fruto do big bang. Dizem até que ela foi garçonete na santa ceia", disparou Magrão, provocando gargalhadas no estúdio.

O tema álcool voltou à tona na noite de quarta com Sócrates. O convidado de Gentili perguntou o que tinha em sua caneca e soube que estava diante de água.

Depois, o protagonista do "Agora é Tarde" revelou que fizera uma pegadinha com o Doutor, deixando uma garrafa de vinho no camarim. "Ela ficou vazia", disse o apresentador da Band. "Só dei um tapinha", rebateu Sócrates.

Em seguida, Sócrates contou uma história de como envolveu uma espécie de "cota vitalícia" de cerveja em uma venda de um apartamento seu a um amigo.

Para finalizar sua noite de showman na televisão, Sócrates (e sua indefectível faixa na cabeça) se uniu ao Ultraje a Rigor no palco e encarou um dueto com o vocalista Roger Moreira na música "Inútil".

Obs.: O Doutor também pode ser visto semanalmente na tela da TV nas noites de terça-feira, na condição de titular da bancada de comentaristas do Cartão Verde, da Cultura (22h)

Fotos: Reprodução

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.