Pesquisa aponta que 57% dos chineses deixarão de ver NBA sem Yao Ming
Crédito: Koichi Kamoshida/Getty Images
Não bastasse ter que lidar com um impasse salarial entre jogadores e proprietários de equipes que pode comprometer o início da próxima temporada, a NBA recebeu outro duro golpe financeiro: a aposentadoria precoce de Yao Ming, principal garoto propaganda da liga no gigantesco mercado chinês, que deixará o esporte por problemas físicos.
A imprensa norte-americana dá como certo o anúncio da aposentadoria do atleta em coletiva de imprensa marcada para o dia 20 de julho. Os efeitos da decisão, contudo, já começam a ser sentidos. Na última segunda, o site Sina Weibo (espécie de Twitter paralelo da China) publicou uma pesquisa apontando que 57% dos chineses deixarão de acompanhar a NBA sem o pivô do Houston Rockets.
A China representa hoje o maior mercado da NBA fora dos Estados Unidos, com aproximadamente 30 milhões de espectadores por semana. Mercado este que vem crescendo significativamente desde 2002, ano em que Yao Ming foi draftado para a equipe do Texas. Outra prova da popularidade da liga na China aconteceu em 2007, no primeiro encontro entre o pivô e seu conterrâneo, o então novato Yi Jianlian, do Milwaukee Bucks, cuja audiência atingiu 100 milhões de espectadores.
Na NBA, não é novidade nenhuma que, quando o assunto é China, os números sempre aparecem na escala de milhões ou até bilhões. Um pesquisa de mercado encomendada pelos norte-americanos, por exemplo, calculou a NBA China – braço da liga que atua no país asiático – no valor de US$ 2,3 bilhões. A questão é que ao longo da última década estes números estratosféricos sempre estiveram a favor da NBA. Com a saída de Yao Ming e a ausência de um ídolo à sua altura, a queda pode ser vertiginosa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.