Topo

Pérolas do Baú: Gerson e Senna estrelam propagandas de cigarro

UOL Esporte

30/06/2011 12h01

Cada vez mais os atletas são pagos para fazer propaganda de tudo: de cueca a cerveja. Associar a imagem de esportista a bebidas alcoólicas pode ser questionável, mas foi visto recentemente com Luís Fabiano, Romário, Ronaldo e Mano Menezes. O que dizer, então, daqueles que fazem publicidade de cigarro?

A propaganda de tabaco é muito restrita hoje em dia para que isso volte a acontecer. Mas, no passado, dois ídolos brasileiros já participaram de anúncios de cigarro. Só um deles falou abertamente a favor do fumo: Gerson, o "Canhotinha de Ouro".

Assumidamente fumante, Gerson fez um comercial para os cigarros Vila Rica que virou um clássico. Não só pelo fato de ser um jogador de seleção brasileira explicando a qualidade do fumo, da suavidade do tabaco à leveza do filtro. A peça criou um novo termo no vocabulário popular: a "Lei de Gerson".

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11761870[/uolmais]

 

Explicando por que prefere fumar Vila Rica, Gerson explicou no final: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também". Assim nasceu a Lei de Gerson, que passou a definir o comportamento de pessoas que tentam se aproveitar de tudo em benefício próprio.

 

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/8974872[/uolmais]

 

 

O caso de Ayrton Senna tem mais a ver com uma imposição do patrocinador John Player Special, marca já extinta no Brasil, mas que marcou época por estampar a Lotus com que o  brasileiro conquistou a primeira vitória. O piloto não é entrevistado no comercial, que reuniu imagens do ídolo com falas ufanistas: "John Player Special está unido à torcida brasileira, no mesmo grito, na mesma vibração. Vai fundo, Ayrton!".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.