Topo

Arnaldo dá adeus no Fantástico e explica origem do "A regra é clara"

UOL Esporte

22/07/2018 22h32

 

Arnaldo Cezar Coelho se despedirá das transmissões da Rede Globo no fim do ano. Em entrevista ao Fantástico, o comentarista de arbitragem comentou que se seu maior bordão, o "a regra é clara", surgiu por acaso.

O primeiro convite da Globo a Arnaldo surgiu quando ele ainda era árbitro, Arnaldo foi convidado pela emissora carioca para explicar um lance polêmico em um jogo da seleção brasileira contra o Chile, em 1989, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Itália.

Segundo Arnaldo, a ideia assim que integrou a equipe de comentaristas da Globo era dar uma linguagem didática sobre arbitragem a crianças e jogadores. O bordão surgiu naturalmente.

"O objetivo é o seguinte: explicar [a regra] para crianças, para os torcedores de um modo geral e para os boleiros, porque tem muito jogador que joga que não conhece a regra. Aí eu comecei a falar 'mas a regra é clara'. E essa 'a regra é clara' ultrapassou o futebol. Ela partiu para a vida", disse Arnaldo.

"Jogador é uma criança. Tem uma regra e o árbitro tem que colocar limites", acrescentou.

Depois de três décadas como comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Cezar Coelho anunciou aposentadoria logo após a final da Copa do Mundo da Rússia entre França x Croácia. Aos 75 anos, ele quer se dedicar à família e aos negócios pessoais. Arnaldo ficou famoso com o bordão "a regra é clara", que entrou para o folclore do futebol brasileiro e ganhou as ruas, assim como o célebre "pode isso, Arnaldo?".

"Daqui para frente eu quero aproveitar mais a vida e me dedicar mais à família", disse Arnaldo, que participou de oito Copas do Mundo como comentarista de arbitragem.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.