Topo

Mudança nos rumos da ESPN Brasil explica a saída de PVC

UOL Esporte

10/12/2014 06h00

O final do ano trouxe duas péssimas notícias para a ESPN Brasil. Nos últimos dias de outubro, revelou-se que o canal especializado em esportes perdeu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa, o mais admirado torneio de futebol entre clubes do mundo. Esta semana, foi anunciado que Paulo Vinicius Coelho, um dos mais respeitados comentaristas esportivos do país, está deixando o canal.

Depois de quase duas décadas transmitindo a Champions, a ESPN vai ver o Esporte Interativo, associado à Turner, exibir os jogos do torneio a partir da próxima temporada, que começa em setembro de 2015. Já PVC, como é conhecido o comentarista, está se mudando para outra concorrente, a Fox Sports, dona dos direitos da Libertadores e que, em 2013, já havia "roubado" da ESPN os direitos da Bundesliga, o Campeonato Alemão.

É possível dizer que uma perda está relacionada à outra. Sem os jogos da Liga dos Campeões para comentar, PVC entendeu que acompanhar a Libertadores seria uma boa alternativa.

Mas a saída do comentarista chama a atenção para um problema aparentemente maior, relacionado à mudança no comando do canal, que pertence ao grupo Disney. Em janeiro de 2012, José Trajano cedeu a direção de jornalismo, depois de 12 anos, a João Palomino, então narrador e apresentador.

Palomino lidera uma mudança na emissora que tem provocado mal-entendidos e insatisfação. Como ocorreu nos últimos anos em diferentes canais pagos, a ESPN Brasil enxergou a necessidade de readequar sua programação para atender a um novo público, cada vez maior, que tem aderido à TV paga no Brasil.

Só para se ter uma ideia, o número de domicílios com TV por assinatura no país saltou de 5,4 milhões em 2007 para 19,7 milhões em outubro de 2014.

A preocupação com a audiência dos programas e o custo dos projetos se tornou maior. Várias atrações tradicionais deixaram a grade nos últimos dois anos – "Pontapé Inicial" (apresentado por José Trajano), "Duetto" (com Paulo "Amigão" Soares e Antero Greco), "Segredos do Esporte" (Paulo Calçade e Fernando Meligeni), "Juca Entrevista" (Juca Kfouri).

Durante a Copa do Mundo, a audiência de atrações tradicionais, baseadas no formato de conversa entre colunistas e convidados e as "mesas-redondas", foi excelente. Os bons resultados ajudaram a reforçar a ideia de que a emissora deveria concentrar seus esforços em programas ao vivo, deste padrão. O "Bate Bola" ganhou uma terceira edição, assim como o "SportsCenter". O "Linha de Passe" passou a ir ao ar duas vezes por semana.

Depois da Copa, os programas "Loucos por Futebol" (com Paulo Vinicius Coelho, Marcelo Duarte e Celso Unzelte) e "Histórias do Esporte", um dos mais premiados da casa, saíram da grade. Consta que PVC ficou chateado por não ter participado da reunião em que a equipe do "Loucos" foi comunicada do fim do programa, que estava na grade desde 2002.

Nesta nova fase, com bem menos programas, já houve dias em que a ESPN Brasil apresentou até quatro edições do "Bate Bola". E situações em que o fim de um "Bate Bola" foi sucedido por outro "Bate Bola". No final de agosto, um dos apresentadores do programa, Rodrigo Rodrigues, trocou a emissora pela Gazeta, em São Paulo.

Também em agosto, numa reunião com a equipe, Palomino apresentou dados e expôs o projeto de aumentar ainda a mais o número de horas ao vivo da ESPN.

O diretor de jornalismo prometeu que as reportagens especiais do "Histórias do Esporte" seriam encaixadas nos jornalísticos da grade. Foi nesta reunião que Trajano se manifestou publicamente, observando que o caminho seguido pela ESPN sinalizava que a emissora estava "perdendo a alma". O constrangimento foi geral.

A satisfação de German Hartenstein, diretor-geral da ESPN, com o trabalho de Palomino é evidente. Em novembro agora, ele foi promovido ao cargo de vice-presidente de Jornalismo e Produção.

É dentro deste quadro que deve ser entendida a saída de Paulo Vinicius Coelho da ESPN. Ele já tinha recebido outras propostas para deixar a emissora, em outros momentos, mas não quis.

Maurício Stycer
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.