Topo

Fernanda Gentil brilha na televisão em SP. Mas o coração dela está no Rio

UOL Esporte

20/10/2014 06h00

01 correndo no ibirapuera

Glenda Kozlowski jantava com a família em um restaurante japonês, no Rio de Janeiro, quando foi interrompida por uma jovem jornalista. Animada, explicou que queria fazer a mesma coisa que a apresentadora, entregou o seu currículo e pediu o e-mail de Glenda. Anos depois, a moça conseguiu mesmo realizar seu sonho: Fernanda Gentil hoje é um fenômeno na TV Globo, muito graças à espontaneidade e à empolgação que demonstrou naquele primeiro encontro com Glenda.

"Estava na casa de uma amiga minha quando meus pais me ligaram dizendo que a Glenda estava no mesmo restaurante que eles", relembra Fernanda ao UOL Esporte. Naquela época, toda a família estava mobilizada para ajudá-la: avisavam sempre que viam alguém com quem ela pudesse fazer contato. "Na mesma hora, imprimi meu currículo e fui para lá. Não sabia se ia adiantar alguma coisa, mas tinha certeza de que, se eu nem tentasse, não ia dar em nada". E deu, sim. Em muito. Naquela época, Fernanda não sabia, mas em outubro de 2014 estaria apresentando a edição de São Paulo do Globo Esporte, substituindo o titular Tiago Leifert, que está no The Voice Brasil. Ela começou neste posto no dia 7 de setembro, e em pouco mais de um mês já conquistou diversos elogios de internautas que, nos comentários de suas chamadas em vídeo para o programa, pedem que ela continue no cargo.

Para apresentar o Globo Esporte até dezembro, Fernanda tem pagado um preço: a saudade. Carioca, teve de se mudar para São Paulo e ficar longe, pelo menos nos dias de semana, do marido, do afilhado (que ela trata como um filho) e da cachorra (que ela trata como uma filha). "A pior parte da distância é a saudade. Do meu marido, família, afilhado, cachorra, amigos… Sabia que seria assim, mas passa rápido. Me programei para ir ao Rio todo final de semana e é o que tem acontecido. Quando não vou, eles vêm me visitar", explica.

Eles já conviveram com a distância na época da Copa do Mundo, quando Fernanda passou 49 dias cobrindo o Mundial e realizando seu maior sonho até hoje. "Só eu sei o quanto me preparei para fazer aquela Copa do Mundo. Quando penso nela, até hoje, abro um sorriso porque lembro de que participei de um momento muito importante e histórico do esporte brasileiro e mundial".

A jornalista já havia chamado atenção na sua cobertura da Copa das Confederações, mas foi no Mundial que sua popularidade explodiu. As redes sociais, que ela tanto acessa, comprovam: antes da Copa, tinha 56 mil seguidores no Twitter; hoje, tem 707 mil. No Instagram, que ela atualiza quase diariamente, tem mais fãs até do que seus ídolos Tiago Leifert e Glenda Kozlowski. Fernanda chegou a entrar ao vivo 17 vezes em um só dia de cobertura, e conquistou o título informal de musa da Copa, que ela vê como um elogio, mas com os pés no chão: "Encaro como um carinho, mas não levo pra casa. O mais importante é fazer um trabalho bem feito, é para isto que me preparo sempre antes de entrar no ar."

Nas entradas ao vivo na Copa, Fernanda comprovou que é boa de improviso e tem jogo de cintura. Em uma delas, estava mexendo no celular quando foi chamada pela colega Cris Dias. Sem hesitar, jogou o celular no chão, abriu um sorriso e admitiu o caso. "Estava aqui me inteirando no que estava acontecendo quando ouço sua voz, como sempre uma melodia nos meus ouvidos, até larguei o celular! Espero que não tenha quebrado. Não, não quebrou não", brincou.

Um episódio em especial ajudou Fernanda a lidar melhor com imprevistos. Na Copa de 2010, ao vivo, ela estendeu a mão para cumprimentar um cego enquanto ele não via o gesto. A cena, que viralizou nas redes sociais, no fim a ajudou. "Com certeza esses episódios sempre nos amadurecem de alguma forma. Neste, em especial, aprendi a ser mais tranquila, a improvisar mais, a estar mais preparada para essas 'surpresas' que só o ao vivo nos dá", garante.

E se Fernanda é espontânea na frente das câmeras, já era de se esperar que também fosse na vida pessoal. Ela divide diversos detalhes da vida no Instagram: aparece em fotos sem maquiagem; admite micos como ter tido um branco no seu primeiro dia de Globo Esporte, ou quebrado um copo em um casamento no qual foi madrinha; cola trechos de conversas no Whatsapp com a família, e até posta recados para a cachorra. Aliás, criou uma conta no Instagram para Nala, a golden retriever de 8 anos que ela leva até no cabeleireiro, e tem mais de 15 mil seguidores.

Nala aparece bastante nas fotos de Fernanda, mas a figura carimbada no seu Instagram é o marido, Matheus, com quem divide a maioria dos registros. A parceria é tanta que ele até fez participações em programas nos quais ela foi entrevistada, como o Esquenta e o Programa do Jô. Eles se casaram há dois anos, mas a história começou há 12, quando ele invadiu sua festa de 15 anos. "Entrou de penetra e deu em cima de mim", relembra rindo. "Mas deu certo, né? Depois de muitas idas e vindas, ficamos juntos de vez em 2011, quando planejamos o casamento".

Para relatar a convivência a dois, Fernanda até criou um blog, o gentilbraga, que ela considera quase uma terapia. "Fiquei impressionada com as diferenças dos costumes e manias que tínhamos. Não bebo refrigerante, ele bebe. Durmo com um travesseiro, ele com dois, e por aí vai… Aí eu pensei 'Será que é só comigo?' E comecei a escrever. O importante é que descobri que não é só comigo, então fiquei mais tranquila", ri.

Outra figura presente é seu afilhado Lucas, de seis anos. Ele tinha quase dois anos quando a mãe dele – e tia de Fernanda – morreu. Hoje, Fernanda divide os cuidados do menino com o pai biológico dele e, inspirada pela história da tia, criou com o marido e dois amigos a Caslu, associação que arrecada fundos para instituições e ONGs que ajudam crianças carentes. Sempre que realiza uma ação da Caslu, Fernanda deixa claro nas fotos o seu lado religioso. Católica, faz sempre um sinal da cruz antes de entrar no ar. Como é possível ver em alguns vídeos de bastidores, ela também estala os dedos, um hábito que começou em uma cobertura de Olimpíadas de Inverno, para esquentar, e ela manteve até hoje.

Além da superstição, Fernanda conta com muito preparo: assiste depois às suas participações ao vivo, anota aspectos que pode melhorar, estuda e pesquisa os temas que aborda, tira dúvidas com colegas e até com o marido. Acima de tudo, Fernanda bate na tecla de que não quer parecer diferente dos telespectadores. Quando agradeceu seguidores que criaram fã clubes, afirmou: "É muito bom receber esse reconhecimento, mas essa 'adoração' só é legal e saudável se todos vocês entenderem que não existe diferença entre a gente, que eu também tenho dor de barriga, fico com soluço e fecho a cara quando tô com fome. O sentimento de vocês por outra pessoa nunca pode superar o que sentem por vocês mesmos". Esse talvez seja o maior segredo de Fernanda: parecer real porque sempre é real, seja falando de trabalho ou admitindo que pagou mico em um casamento.

Camila Mamede
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.