Topo

Vaza áudio de Galvão supostamente protegendo Massa em treino da F1

UOL Esporte

26/07/2014 18h28

A TV Globo não transmitiu as duas primeiras partes do treino classificatório do GP da Hungria de Fórmula 1 neste sábado (16), deixando para mostrar ao vivo apenas o Q3, onde Nico Rosberg conquistou a pole position e Felipe Massa marcou o sexto tempo, três posições atrás de seu companheiro na Williams, Valtteri Bottas. O treino foi mostrado na íntegra apenas no canal a cabo Sportv.

Mas ao divulgar algumas imagens da classificação em seu site, a emissora acabou vazando um áudio no qual Galvão Bueno, antes de entrar no ar, aparentemente protege o piloto brasileiro, que estava andando mais lento do que Bottas durante quase todo o fim de semana, indicando que omitiria essa informação.

Galvão responde a um comentário de Luciano Burti, que fala em diferença de 1 décimo e meio entre dois pilotos durante o treino. "Não vamos falar em 1 décimo e meio, não vamos especificar tempo, porque na verdade ele está tomando meio segundo desde ontem", diz o locutor, sem dizer sobre qual piloto está se referindo.

Nos treinos de sexta-feira, Massa ficou na frente do companheiro na sessão da manhã, mas terminou o dia 0s403 atrás do finlandês. No treino livre de sábado, a vantagem foi ainda maior: 0s546. Nas três partes do treino classificatório, Bottas foi mais rápido em todas, encerrando o dia com uma vantagem de 0s869.

Com a semelhança dos resultados e a atenção da transmissão da Globo normalmente focada no desempenho do piloto brasileiro, o comentário provavelmente se referia ao duelo interno entre Massa e Bottas na Williams, no qual o finlandês tem levado vantagem durante toda a temporada 2014.

Em um post publicado pelo blogueiro do UOL Maurício Stycer, em dezembro de 2011, sobre o livro "Grito de Gol", do jornalista Bob Faria, Stycer apontou que o próprio Galvão Bueno admitiu que omite, em suas narrações, comentários que possam prejudicar o produto da televisão – no caso apresentado no livro, um jogo de futebol.

"Não adianta eu me esgoelar e dizer 'que maravilha!!!' se o jogo não presta. Mas também não posso dizer que o jogo não presta porque não posso convidar o telespectador a desligar a televisão", disse o narrador n livro "Grito de Gol".

Internautas reagiram ao comentário de Galvão e fizeram críticas, dizendo que a emissora e o locutor procuram apenas divulgar os aspectos positivos da participação do brasileiro.

Veja a reação no Twitter:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.