Topo

Chico Silva: DAZN aceita fazer teste de fogo em Corinthians x Lara

Chico Silva

23/05/2019 04h00

(Crédito: Daniel Augusto Jr/ Ag. Corinthians)

Essa semana a era das transmissões on-line, também conhecidas como streaming, ganhou mais um capítulo no Brasil. Detentora dos direitos da Copa Sul-Americana, a DAZN iniciou a exibição fechada (para assinantes em suas plataformas digitais e pelo aplicativo) dos jogos dos quatro times brasileiros que ainda estão na competição: Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Corinthians – além da final da Recopa, disputada entre os atuais campeões da Sul-Americana e Libertadores, Athlético-PR e River Plate.

O grande desafio da plataforma, porém, será a transmissão do jogo do time da segunda maior torcida do país contra o Deportivo Lara, da Venezuela, hoje (23) às 19h15min, na Arena Corinthians. Foi um lance ousado, pois o app, lançado em abril, ainda está oficialmente em período de testes. O laboratório só termina em julho.

Leia Mais
RedeTV! divulga chamada de jogo do Corinthians sem citar que transmitirá VT
Por que torcedor do Corinthians só verá Sul-Americana na televisão em VT
Palmeiras x Santos lidera audiência na TV paga, mas não bate recorde
+ O que muda no primeiro Brasileirão sem exclusividade da Globo?

A DAZN poderia ser até mais cautelosa e conservadora. Tinha a opção de exibir o jogo em parceria com a Rede TV, com quem firmou contrato para exibição de doze partidas do torneio. Mas assumiu o risco e decidiu bloquear os jogos de Corinthians, Botafogo, Fluminense e Atlético-MG para a emissora da TV aberta.

A cúpula da Rede TV tentou até o último minuto que o sinal do jogo ao vivo fosse liberado ao menos para São Paulo. Mas a DAZN fez valer o seu poder de dona dos direitos e vetou o sinal para a maior cidade do País. Sobrou para o canal de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho decidir entre um jogo entre times internacionais ou o VT de uma partida de uma equipe brasileira.

A emissora preferiu a reprise do jogo do alvinegro do Parque São Jorge. Mesmo sendo em VT, a emissora acredita que audiência será maior que a de um jogo ao vivo de dois times estrangeiros – só faltou avisar sua audiência disso: nas chamadas do canal para a partida, a palavra VT foi simplesmente ignorada. Um torcedor desavisado e menos fanático poderia até se confundir e acreditar que o confronto seria mostrado ao vivo.

Segundo Bruno Rocha, vice-presidente executivo da DAZN Brasil, a plataforma está preparada para seu primeiro teste de fogo. "Temos investido muito em tecnologia para garantir uma experiência de qualidade para os diferentes tipos de consumidores, de acessos e de dispositivos disponíveis".

O streaming no Brasil ainda sofre com a qualidade e distribuição da internet de banda larga. Muitos lugares ainda sequer contam com a rede de dados na velocidade 3G. Isso impacta diretamente a experiência de se assistir a uma partida de futebol. As transmissões da Copa Libertadores e da Champions League no Facebook sofrem com delay, o tradicional atraso entre o que se vê em campo e o que se assiste nas telas dos mais diversos devices – além de constantes travamentos.

Por não ser uma plataforma de vídeo como o YouTube, as transmissões do Face ainda recebem muitas críticas por conta das falhas e interrupções. A rede social está gastando milhões de dólares para sanar esses problemas.

Ao contrário do Facebook, a DAZN já nasceu como um plataforma de vídeo. Além de lidar com as questões técnicas, ainda tem que convencer o público consumidor de que está oferecendo um serviço de qualidade e com preço justo. O valor que cobra por mês, R$ 37,90, tem recebido críticas nas redes sociais.

Hoje, é o terceiro serviço mais caro do mercado brasileiro, ficando atrás do Premier Play, com jogos de campeonatos regionais, Copa do Brasil e de 18 times do Campeonato Brasileiro, e do Combate Play, player de lutas como UFC, do Grupo Globo. Ambos custam R$ 79,90 mês.

O UOL Esporte Clube, serviço que oferece os principais campeonatos e programas esportivos da ESPN e Esporte Interativo Plus, tem planos a partir de 19,90/mês.

Além da Sul-Americana, a DAZN oferece aos seus clientes jogos do Campeonato Italiano, Brasileiro da Série C, Ligue 1 Francesa, MLS americana, JLeague Japonesa, Copa Africana de Nações e de outros esportes como tênis (ATP 250), MMA (Profissional Fighter League) e automobilismo (Fórmula Indy). Essa semana a plataforma anunciou a transmissão das 500 milhas de Indianapólis, a mais tradicional prova da categoria – usando, nas peças de divulgação, imagens de Fernando Alonso, que não se classificou para a prova. Porém, antes da corrida, a DAZN torce para que a transmissão do Corinthians x Deportivo Lara de hoje seja tão veloz quanto a dos carros no oval mais famoso do planeta.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.