Topo

Por que o Globo Esporte foi cortado antes de terminar?

Marcelo Tieppo

03/05/2019 04h00

Na quarta-feira, o Globo Esporte de São Paulo foi subitamente encerrado, enquanto exibia uma matéria divertida sobre um lance entre Lukaku, do Manchester United, e Azpilicueta, do Chelsea. Muitos espectadores se revoltaram com razão, mas esse tipo de erro, que é raro na emissora, pode acontecer, ainda mais em um programa que abre mão do TP (teleprompter) como é o caso do GE.

O programa esportivo da Globo é dividido em três blocos. Cada vez que um bloco se encerra, o editor-chefe do programa checa com o coordenador se o tempo do programa está estourado ou se está tudo ok.

É normal em um dia "quente" de pós-rodada, principalmente, que o editor peça para que o coordenador consiga alguns segundos a mais para a programação, com o intuito de exibir tudo dentro do tempo. Quando isso não ocorre, matérias que estavam previstas para ir ao ar são derrubadas e o apresentador começa a chamar as reportagens mais rapidamente para ganhar tempo.

É uma briga contra o relógio e, no caso de quarta-feira, um erro de cálculo fez com que a tal matéria não fosse exibida até o fim. Você pode perguntar então por que a emissora não esperou alguns segundos para encerrar o GE decentemente? Como o Globo Esporte/SP é local, é impossível fazer esse acerto depois que o tempo de saída foi combinado com a programação. Isso porque o Jornal Hoje é exibido em toda a rede e por esse motivo os programas esportivos precisam ser encerrados ao mesmo tempo.

Por ser um programa dinâmico, com muitas entradas ao vivo e com a participação de comentaristas como Casagrande e Caio, o Globo Esporte está sempre no limite do tempo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.