Topo

Globo diz que retirou transmissões piratas do ar por "respeito a direitos"

Leandro Carneiro

02/05/2019 15h44

Foto: Bruno Fernandes/Jornal Extra de Alagoas

Transmissões piratas do jogo entre CSA e Palmeiras chegaram a ficar no ar durante alguns minutos do duelo pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro ontem (1). Após algumas ações, a Globo retirou os vídeos do ar. Em nota, a emissora explicou a atitude.

"A Globo, assim como a maioria das empresas produtoras de conteúdo do mundo, preza pelo respeito e pela manutenção dos direitos autorais e dos direitos de transmissão por ela adquiridos. Assim, faz uso das novas tecnologias (inclusive as disponibilizadas pelas próprias plataformas), que possuem ferramentas automáticas de proteção de seus direitos. No caso específico, temos o direito exclusivo do CSA em todas as mídias", disse a emissora por meio do seu departamento de comunicação.

Alguns torcedores foram até o Estádio Rei Pelé e transmitiram em plataformas como o YouTube e o Facebook. Não demorou para que os vídeos ganhassem cada vez mais audiência até o momento do corte e da mensagem de violação de direitos autorais.

Como havia mostrado o Blog do Marcel Rizzo, esse era um receio da CBF, das emissoras e dos times envolvidos. A percepção é que é quase impossível impedir a prática de pirataria neste caso, uma vez que as arquibancadas têm milhares de torcedores e todos podem portar celular.

Os clubes que se sentirem prejudicados também poderão entrar com medidas legais contra os torcedores, depois de tentar identificação de quem tomou tal medida.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.