Topo

Turner diz que foco das transmissões do Brasileirão será o torcedor

Chico Silva

22/04/2019 04h00

Os últimos dias foram agitados para Fábio "KBrall" Medeiros. Enquanto contava as horas para a estreia da Turner no Brasileiro na TV paga, o executivo foi nomeado VP de Esportes América Latina do grupo americano. Com isso passará a ser o responsável direto por toda a estratégia e produção de conteúdo esportivo da Turner na região. Mas no momento não há nada mais importante para Medeiros do que Palmeiras x Fortaleza, jogo que será o debut do grupo nas transmissões de campeonatos nacionais no Brasil.

Leia também

Quer assistir aos jogos do Palmeiras no Brasileiro? Assine o EI Plus no UOL Esporte Clube

Com o fim do Esporte Interativo como canal, as partidas serão exibidas prioritariamente no TNT e às vezes no Space, quando tiver jogos simultâneos. Além disso, os jogos também estarão disponíveis no EI Plus, plataforma de transmissão do canal via streaming por site e app para celular.

Entre as atrações e novidades a que mais entusiasma Medeiros é o torcedor fanático. "A gente sempre teve o propósito de trazer o torcedor para dentro da transmissão. Então cada um dos 20 times participantes do campeonato terá um fanático que será o representante de toda a torcida nos jogos e programas dos canais", conta Medeiros.

Segundo o executivo, esse torcedor vai produzir conteúdo durante a semana com a linguagem e visão da arquibancada. Irá participar também dos programas da casa e de toda cobertura digital, produzindo lives e posts para as redes sociais do Esporte Interativo. Dois fatores foram decisivos para a escolha dos fanáticos: influência e engajamento com páginas e comunidades de torcedores nas redes, além de não ser membro de organizadas. Todos os 20 times terão seus representantes. Não apenas os sete que venderam os direitos dos seus jogos para a Turner.

No pós-jogo irá ao ar o Último Lance. Com duas horas de duração, o programa terá exibição de gols, melhores momentos, entrevistas com jogadores e coletivas dos treinadores dos times que entraram em campo naquela rodada. Além disso, Medeiros revela que a atração contará com a participação de torcedores famosos dos times. "De repente um músico que torce para aquele time, um ator palmeirense, um humorista cearense torcedor do Fortaleza. Nós queremos trazer um pouco mais de entretenimento e mostrar o lado mais humano do futebol", diz.

Ao contrário do que faz na Champions League, onde mantém repórteres nas cidades dos principais clubes que disputam a competição, a Turner não terá correspondentes fixos espalhados pelo País. Baseados em Rio e São Paulo, os repórteres viajarão às cidades que receberão os jogos transmitidos pelos canais.

O executivo afirma que as partidas da casa terão atenção especial. Mas as dos times da Globo também terão cobertura nos programas da TNT. Medeiros preferiu a boa vizinhança com a concorrência, apesar dos inúmeros problemas e empecilhos que a Globo criou nas negociações entre os clubes e o grupo americano. "Sabemos que a concorrência é importante e salutar para o desenvolvimento do futebol brasileiro".

A partir de amanhã a Turner irá botar na rua sua campanha de promoção do Brasileirão. Todos os canais do grupo e as páginas nas redes sociais divulgarão material alusivo ao evento. Haverá também publicidade em grandes aeroportos, propaganda em cinemas e spots nas rádios. A uma semana do início do campeonato a empresa corre contra o tempo para fechar seu pacote de anunciantes. Há cotas máster e de apoio.

Medeiros confirmou que o Bradesco estará entre os másters. Os outros estão em negociação. Ao todo o grupo calcula ter mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do Brasileirão. Cada partida contará com a presença de 14: um narrador, um apresentador, três comentaristas, dois repórteres, cinco debatedores do Último Lance e uma dupla de stand-by no estúdio para qualquer eventualidade.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.