Topo

Defendendo VAR, Sálvio Spinola é o novo comentarista de arbitragem da Globo

UOL Esporte

17/04/2019 17h20

(Foto: Reprodução/ESPN)

Após perder Leonardo Gaciba, novo chefe de arbitragem da CBF, o Grupo Globo anunciou hoje seu novo comentarista de arbitragem. Sálvio Spinola deixa a ESPN Brasil para se juntar a Sandro Meira Ricci e Paulo César de Oliveira.

Defensor do VAR, o comentarista chega com a missão de deixar mais clara a utilização da tecnologia. Além disso, o ex-árbitro declarou que tem como objetivo trazer a experiência obtida dentro de campo para a televisão.

"A expectativa é trazer a experiência de dentro dos gramados para agregar junto ao PC e ao Sandro e dar informações ao torcedor. Ajudar a explicar lances polêmicos e complexos, e clarear na utilização do VAR", falou Sálvio.

Ainda sobre o árbitro de vídeo, Spinola ressaltou que o VAR veio para auxiliar em lances decisivos. No entanto, o comentarista ressaltou a necessidade de ajustes.

"Eu sou totalmente a favor. O ser humano não consegue mais elucidar muitos lances. É claro que ajustes precisam ser feitos. O protocolo tem que evoluir e o sistema no Brasil tem que ser unificado e não cada Federação ter o seu. E, junto com esses pontos, tornar o VAR frequente e habitual, presente em todos os jogos", defendeu o ex-árbitro.

A estreia do novo contratado do Grupo Globo na Central do Apito está prevista para a última semana de abril, início do Campeonato Brasileiro. Sálvio atuou como árbitro entre 1990 e 2011. Em seu currículo constam a final do Paulista de 2003, decisão da Copa do Brasil de 2011 e a final da Copa América de 2011.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.