Topo

Facebook pressiona, Conmebol mantém exclusividade e irrita Globo e Fox

Gabriel Vaquer

27/03/2019 04h00

Foto: NORBERTO DUARTE/AFP

A Conmebol voltou atrás e decidiu manter os jogos das noites de quinta-feira da Libertadores de forma exclusiva no Facebook, após uma pressão exercida pela rede social, que exigiu o cumprimento do contrato assinado no ano passado.

Segundo apurou a reportagem, a entidade procurou Globo e Fox no fim da semana passada, dizendo que tinha mais jogos para oferecer. A Conmebol ficou extremamente incomodada com as reclamações em todos os países, e deixou claro que pagaria daria até uma compensação financeira para rever a distribuição das transmissões.

Leia mais

Globo analisa desgaste Conmebol x Facebook e estuda jogo quinta no SporTV

Todavia, o Facebook argumentou que o contrato era bem claro e que pagou um alto valor para ter a exclusividade. A plataforma disse que iria na Justiça ver os seus direitos se a Conmebol mantivesse a ideia.

Mesmo querendo dar mais visibilidade para o torneio, já que estava insatisfeita com a falta de espaço de alguns jogos específicos também, a entidade decidiu voltar atrás para evitar maiores problemas.

A Conmebol, mesmo pressionada, também deu os seus recados. A entidade cobrou que o Facebook melhorasse a parte técnica das transmissões, o que a rede social prometeu já estar trabalhando para resolver.

Após a publicação da matéria, o Facebook procurou o UOL Esporte e mandou o posicionamento. "É falsa a informação de que a Conmebol retirou do Facebook os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Copa Libertadores. A Conmebol nunca retirou os direitos do Facebook, que permanece seu detentor oficial até 2022".

Apesar disso, o UOL Esporte reitera as informações de que a Conmebol havia desistido das transmissões exclusivas na rede social.

Emissoras incomodadas: "uma zona"

No entanto, quem se irritou com a mudança de posição da Conmebol foram a Globo e o Fox Sports. Os canais tinham muito interesse em exibir os jogos de quinta, e já conversavam para fechar um acordo, com a Fox bem mais avançada. A posição nova da Conmebol fez as emissoras usarem a expressão "uma zona" para definir o comando da confederação.

O Facebook tem um projeto ambicioso de transmissões esportivas, e por isso fez questão de não facilitar e perder a exclusividade da Libertadores. A empresa também tem os direitos da Champions League e exibe partidas também de forma exclusiva.

Para exibir a Libertadores, o Facebook exigiu que clubes brasileiros fossem escalados na quinta-feira em cinco das seis rodadas da fase de grupo. Com isso, jogos de Palmeiras e Flamengo previstos para serem exibidos nas próximas rodadas pelo Facebook, continuarão apenas por lá.

A Conmebol não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.