Topo

Opinião: Ao optar por Palmeiras, Globo escolheu o jogo errado

Chico Silva

21/03/2019 15h01

Quando programou Palmeiras x Ponte Preta para ser o seu jogo na última rodada na primeira fase do Paulistão, nem a TV Globo esperava que a partida se tornaria praticamente um "amistoso de luxo". Pois foi isso que os telespectadores da emissora assistiram na noite desta quarta-feira. Até mesmo torcedores alviverdes trocariam o jogo do seu time pelo drama do rival São Paulo, que na mesma hora decidia sua sobrevivência contra o São Caetano na cidade do ABC Paulista. E o próprio Cleber Machado deixou isso claro quando, ao abrir a transmissão, enfatizou que todos os olhos estariam voltados para o confronto entre tricolores e azuis no Anacleto Campanella. E, para colaborar com o anticlímax, o técnico Luiz Felipe Scolari decidiu escalar um time recheado de reservas e com um jogador da base: o zagueiro Vitão.

Prova do baixo interesse no confronto foi a primeira intervenção de Casagrande. O destaque inicial do comentarista não foi relacionado a jogadores, esquemas táticos ou projeções para às quartas de final da competição. O que impressionou Casão foi algo que há 20 anos não causaria nenhum furor: os uniformes. O Palmeiras entrou em campo de camisa verde e shorts brancos e a Macaca de Campinas com a sua inconfundível camisa branca com a faixa negra da diagonal. Casão endossava o coro de muitos torcedores que reclamam de peças que nada tem a ver com as tradições e cores das agremiações. Passado o arroubo fashionista, a transmissão voltou ao seu curso habitual, com narrador e comentarista se dedicando a analisar a dificuldade que jogadores como Carlos Eduardo e Zé Rafael tem para se firmar entre os titulares do milionário time patrocinado pela Crefisa. O primeiro tempo terminou sem grandes emoções e sobressaltos, exceção feita aos dois gols do Botafogo contra o Santos em Ribeirão Preto.

O Show do Intervalo poderia ser também chamado de Show da Seleção. Com poucos lances para exibir, Casagrande e Cleber gastaram tempo analisando a seleção de Tite após reportagem de Tino Marcos com informações do Porto, em Portugal, palco do amistoso de sábado contra o Panamá. A dupla estava empolgada com o meio-campo formado por Arthur, Casemiro e Paquetá. Será a primeira vez que o jovem trio jogará junto na Seleção. Foi uma boa sacada para preencher o espaço deixado por uma partida morna e sem grandes emoções.

O segundo tempo começou animado com a notícia do gol do Oeste contra o Mirassol. O resultado teve o efeito imediato de elevar a temperatura da transmissão. Naquele momento a equipe de Barueri chegava ao mesmo número de pontos do São Paulo, que estava se classificando graças ao saldo de gols. Mas logo o empate do Mirassol baixou a fervura. Porém, na sequencia aconteceu aquilo que todos aguardavam. O São Paulo abriu o placar em São Caetano. O belo gol do garoto Antony provocou uma reação que causou alívio e euforia em Cleber. Na sequência, o locutor engatilhou uma série de elogios ao atacante, que foi o grande destaque do Tricolor na conquista da última Copinha. Casagrande acompanhou o colega no entusiasmo. "Esse garoto é o futuro do São Paulo", cravou.

Ainda houve tempo para o gol da vitória do Palmeiras em um jogo que não deixará grandes lembranças. Resta saber o que motivou a Globo a exibir essa partida? Seria um agrado ao clube que ainda não fechou contrato com a emissora para transmissão de suas partidas na TV Aberta e PPV entre 2019 a 2024? Se a ideia foi essa, era melhor ter escolhido um jogo com mais atrativos.

Chico Silva é jornalista com passagens por veículos como Lance!, IG, IstoÉ e Brasil Econômico. Trabalhou na comunicação do Ministério do Esporte nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e nos Jogos Rio 2016. Cobriu a Copa de 2014 pelo jornal O Dia do Rio de Janeiro.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.