Topo

“Senti-me no lugar certo quando CR7 chegou”, diz repórter do EI na Itália

Brunno Carvalho

18/02/2019 12h00

Clara Albuquerque é correspondente na Itália desde 2017. Foto: Reprodução/Instagram

No início de 2017, Clara Albuquerque deixou as transmissões do Esporte Interativo para trabalhar como correspondente do canal na Itália. Uma série de fatores fez com que os holofotes se virassem para onde a repórter "pé-quente" estava.

Desde que Clara chegou ao país europeu, a Juventus chegou na final da Liga dos Campeões em 2017, a Roma surpreendeu e foi semifinalista do torneio em 2018 e a cereja do bolo: Cristiano Ronaldo, cinco vezes melhor jogador do mundo, chocou o mundo ao trocar o Madri por Turim.

"Cheguei em um momento muito bom para o futebol italiano. Quando o Cristiano Ronaldo foi anunciado, foi uma sensação muito forte: estar aqui, na hora certa, no lugar certo", contou Clara, que disse ter recebido mensagens de felicitações de amigos quando o português foi para a Juventus.

"Foi engraçado. Eu recebi muitas mensagens de parabéns de pessoas conhecidas porque eu estava aqui. Eu não tenho mérito nenhum nisso, mas foi o lugar certo, na hora certa. Tenho sido pé quente", brincou. "Jornalisticamente, é muito bom ter ele aqui".

Foto: Reprodução/Instagram

Cristiano Ronaldo chegou à Juventus em agosto do ano passado, em uma negociação de cerca de 105 milhões de euros. Desde então, os interesses no clube italiano aumentaram e a imprensa foi afetada por isso.

"Eu passei alguns dias em Barcelona cobrindo o correspondente de lá e a cobertura diária do Barcelona é muito maior em termos de quantidade de jornalistas. Na Juventus, tem um número menor de jornalistas, correspondentes tem dois ou três que não são italianos. É algo um pouco menor", explicou.

"Com a chegada do Cristiano Ronaldo, a Juventus precisou se adequar a esse interesse maior. As entrevistas se tornaram concorridas, a zona mista, os pedidos de credenciamento para os jogos aumentaram. A gente percebeu uma mudança".

A rotina de Clara também mudou com a chegada do português. Se antes o interesse era a Liga dos Campeões, competição em que o Esporte Interativo tem os direitos de transmissão, agora qualquer notícia sobre o português é importante.

"A gente acompanhava um pouco menos a Juventus no Italiano, até por não ter os direitos de transmissão. Mas na hora que você tem um Cristiano Ronaldo, todas as partidas da Juventus são importantes. Eu trabalho muito mais de fim de semana agora do que nas outras temporadas. O trabalho de correspondente é muito de etapas. A gente tem uma semana de muito trabalho e outra mais tranquilas. Mas com a chegada do Cristiano Ronaldo, isso se transforma em uma praça mais regular, porque ela sempre é mais importante", completou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.