Topo

De público fraco a Gustagol: como Mourinho analisou Santos e Corinthians

UOL Esporte

16/02/2019 09h00

A DAZN ganhou mídia nesta semana ao chamar José Mourinho para comentar duas partidas de representantes brasileiros na Copa Sul-Americana. O treinador português, sem emprego desde a demissão milionária no Manchester United, acompanhou os confrontos entre River Plate-URU x Santos, na terça-feira (12), e Corinthians x Racing-ARG, na quinta-feira (14).

VEJA TAMBÉM

Obviamente que a presença de um dos principais treinadores da década na Europa movimentou a internet brasileira. Porém, o que achou Mourinho do nível apresentado por santistas e corintianos nos compromissos pela competição continental? Veja este apanhado das melhores análises do português sobre os times comandados por Jorge Sampaoli e Fábio Carille.

RIVER PLATE-URU X SANTOS

Destaque? Público

O primeiro tempo entre River Plate e Santos ficou em um segundo plano para o treinador português. Ao ser questionado sobre os pontos de destaques do confronto no Uruguai, Mourinho usou o humor ácido, tão exibido durante a carreira. "Meu destaque é o público", disse o técnico, incomodado com o número baixo de pessoas no estádio Luis Franzini, em Montevidéu. "Fui buscar e vi que é pelos preços altos dos ingressos e pela localização do estádio. Uma pena."

Aposta em Sampaoli

Mourinho se mostrou elogioso para com a equipe de Jorge Sampaoli e crê no sucesso do argentino. "Ele conhece melhor o futebol brasileiro. Vai com tudo para recuperar este passo na carreira e que deve ter sido muito doloroso, porque treinar a seleção argentina deveria ser o grande sonho dele", declarou o português.

Carlos Sánchez e Derlis González com moral

Dois dos estrangeiros do Santos saíram em alta com Mourinho. "Antes da expulsão, pensava que o gol do Santos viria. O time teve domínio, mas com intensidade. [Carlos] Sánchez foi importante pelos movimentos em profundidade, movimentos de rotação. Começou a esticar, por assim dizer, as linhas do River. Derlis [González] se movimentou bem, também. Tudo melhorou no segundo tempo."

CORINTHIANS X RACING

Elogios a Gustagol

Gustavo salvou o Corinthians da derrota contra o Racing e caiu nas graças do técnico português. "Ele é forte, alto, tem técnica, cabeceia muito bem, é um centroavante. Jogador que eu não conhecia (…). Ele tem a característica de futebol europeu. Como vocês disseram é o centroavante. Atacante de mobilidade, que toca e aparece na área para cabecear. Ele cabeceia muito forte. Quero vê-lo mais para eu ver a movimentação e joga entre linhas. Ele tem força mental, observei a maneira como ele conversava com os companheiros."

"Carile tem ideias claras"

Mourinho classificou o Racing como "uma equipe de comportamento europeu", mas também não deixou de elogiar Fábio Carille depois do empate por 1 a 1. "Treinador com ideias claras, que tem uma organização defensiva para a equipe. Percebeu o que percebemos no primeiro tempo, pressionar o Diaz, empurrar os laterais".

Corinthians atrás do Racing na preparação

Os elogios a Carille se reforçaram ainda mais pelo Corinthians conseguir em alguns momentos equilibrar a partida contra o Racing, que se encontra da metade para o fim da temporada na Argentina. "Ele não teve medo de mudar, não teve medo de tirar um jogador experiente como o Vagner Love. Jogou com uma equipe muito bem organizada no campo, tranquila. Não é fácil jogar contra equipe taticamente evoluídas".

OFF TOPICS

Futuro no Brasil

Antes de chamar a atenção pelas análises dos clubes brasileiros, José Mourinho comentou sobre a chance de trabalhar no futebol brasileiro. "Vocês têm uma cultura muito própria. Eu tento conhecer o melhor possível. Os fatos de trabalhar com muitos brasileiros e de passar muitas férias no Brasil fazem com que eu conheça um pouco do Brasil. Nunca diria 'dessa água não beberei', mas, por enquanto, meus planos são de continuar aqui na Europa".

Aparição na Rede TV

O treinador ainda virou assunto na internet por aparecer na Rede TV durante o jogo do Corinthians, já que a DAZN compartilhou a transmissão com a emissora paulista. Não demorou para a internet ganhar memes. Até o programa de Sônia Abrão "ganhou" a presença do renomado técnico.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.