Topo

Sul-Americana em TV aberta foi pedido da Conmebol a DAZN; Band era favorita

Gabriel Vaquer

14/02/2019 10h31

A Copa Sul-Americana retornará à TV aberta nesta quinta-feira (14), com a transmissão do jogo entre Corinthians x Racing (ARG), válido pela primeira rodada da competição. A RedeTV!, em parceria com o DAZN, exibe o jogo a partir das 21h30 (horário de Brasília). E tudo graças a um pedido da Conmebol.

Segundo apurou a reportagem, em janeiro, a Conmebol autorizou a plataforma digital a buscar uma parceria para a Sul-Americana na TV aberta, já que a exposição do evento em uma rede nacional ainda é muito importante para os parceiros comerciais da entidade.

Leia também:

O fato casou com a vontade da plataforma de streaming, que tinha em seus planos procurar um canal aberto para aumentar sua exposição no lançamento oficial da plataforma, que vai acontecer a partir deste mês de março.

Outro ponto que contou foi a preocupação dos clubes brasileiros que disputam a Sul-Americana. Corinthians e Santos, por exemplo, entendiam que o torneio poderia ter baixa em público caso não tivesse o apoio de uma TV, e deixou isso claro para a Conmebol.

As negociações com as emissoras abertas começaram no início de fevereiro. Primeiro, o DAZN procurou a Band e, posteriormente, a RedeTV!. O modelo proposto foi antecipado pelo UOL Esporte semana passada: DAZN oferecia os torneios e uma quantia em dinheiro, em troca de propaganda gratuita nos jogos e nos programas de maior audiência da casa.

Tal quantia em dinheiro era a divisão da publicidade arrecadada pela plataforma com as transmissões. O DAZN propôs à Band que eles repartissem 50/50 para cada um os valores obtidos com comerciais. No entanto, a emissora do Morumbi queria mais para si: propôs 60%/40%. O DAZN não aceitou.

O mesmo modelo foi proposto para a RedeTV!, que aceitou de imediato e não fez maiores contestações. Pesou ainda o fato de que a emissora de Osasco tem direito de transmitir o Campeonato Inglês desde o ano passado – o DAZN terá a Copa da Inglaterra em seu portfólio, o que garante publicidade direta para o público que gosta do futebol da terra da Rainha Elizabeth.

A princípio, a RedeTV! espera manter o quarto lugar na faixa horária noturna das quintas, como já ocorre. Entre 21h30 e 23h30, o canal exibe o "TV Fama" e o programa "Sensacional", de Daniela Albuquerque. Ambos oscilam entre 2 e 3 pontos de Ibope.

Com o fim do capítulo da novela das 21h da Globo, "O Sétimo Guardião", a expectativa da TV é que os índices subam para acima dos 5 pontos na Grande São Paulo. Nesse momento, o jogo já estará no segundo tempo.

Para executivos da RedeTV! ouvidos pelo UOL Esporte, é possível brigar com Record e SBT e alcançar com o tempo a vice-liderança no horário. A transmissão da partida será com equipe DAZN: Dudu Monsanto na narração, com comentários de Andrei Kampff.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.