Topo

Para Caio Ribeiro, Santos começa 2019 como 'quarta força' de São Paulo

UOL Esporte

21/01/2019 14h16

O Campeonato Paulista 2019 deu a sua largada no último fim de semana, e Caio Ribeiro já elegeu qual dos quatro grandes está em desvantagem. Durante o Globo Esporte desta segunda-feira (21) para São Paulo, o comentarista da Rede Globo elegeu o Santos como a "quarta força" do futebol do estado no momento.

Apontando a necessidade de reforços no elenco santista, o ex-jogador avaliou que, no momento, o time da Vila Belmiro está abaixo dos rivais. "Neste momento, com este elenco, é a quarta força. Hoje, o Santos é mais fraco do que o do ano passado", afirmou, citando as saídas de jogadores como Gabigol, hoje no Flamengo.

Para Ribeiro, o ranking dos clubes paulistas está montado da seguinte maneira: Palmeiras na liderança, seguido por São Paulo e Corinthians e, por fim, o Santos.

"Pela manutenção do time campeão brasileiro, pelos reforços que chegaram, hoje eu vejo o Palmeiras um pouquinho acima, São Paulo e Corinthians um degrauzinho abaixo e o Santos se reforçando", falou.

Ainda sobre o time de Jorge Sampaoli, Caio reprovou a forma como o clube trata uma possível negociação de Bruno Henrique que, de última hora, ficou fora do jogo de estreia. "Se o Bruno Henrique quer sair, que jogue aberto. A forma com que eles estão lidando com as negociações não me agrada", comentou.

Caio ainda falou sobre a situação do goleiro Vanderlei que, durante o jogo, recebeu total apoio da torcida após Sampaoli deixar claro que gostaria de contar com um arqueiro que soubesse jogar com os pés. "Não precisa de goleiro. Se ele acha que tem deficiências com o pé, treina o cara", disse.

Vitória do São Paulo

O São Paulo estreou com goleada por 4 a 1 sobre o Mirassol. Durante o programa, Caio Ribeiro fez questão de ressaltar a melhora do elenco tricolor em relação a 2018. O ex-jogador também comparou os estilos de jogo de André Jardine e de seu antecessor no comando, Diego Aguirre.

"O que me deixa muito otimista em relação a esta temporada do São Paulo é, primeiro, a mudança de filosofia de trabalho. O São Paulo do Aguirre era um time reativo, que marcava e jogava no contra-ataque. O do Jardine será um São Paulo que propõe o jogo, que vai criar muito mais oportunidades de gol. E o São Paulo qualificou o elenco. O São Paulo deste ano está muito mais forte do que o do ano passado", analizou.

Caio ainda falou sobre o atacante Pablo, que marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor no último sábado. "É muito bom jogador, não só porque ele faz gols e é artilheiro, mas porque é muito técnico, inteligente. Não é aquele centroavante que fica parado entre os zagueiros", analisou.

Empates de Palmeiras e Corinthians

Palmeiras e Corinthians ficaram no empate em suas respectivas estreias no Paulistão. Diminuindo o peso dos resultados das equipes, Caio Ribeiro acredita que os corintianos estão no caminho certo. No que diz respeito aos alviverdes, o comentarista esperava mais.

"Por ser o primeiro jogo, eu acho natural (o empate do Corinthians). Com a chegada do Carille, os jogadores precisam se adequar, a musculatura voltar ao normal. É natural que você erre passes, tenha este aproveitamento baixo, principalmente no número de finalizações. Agora, se você vê a organização com e sem a bola, o volume de jogo, as chances criadas, o Corinthians está num caminho legal", falou sobre o empate com o São Caetano.

"Eu sempre dou um desconto por ser a estreia. A perna está pesada, ainda está vindo de pré-temporada mais intensa. Estes times grandes sempre tem um pouquinho de dificuldade em início de campeonato. Mas, pela continuidade do Felipão, manutenção dos principais jogadores, eu esperava um pouquinho mais do Palmeiras", completou, sobre o jogo entre Palmeiras e Red Bull Brasil.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.