Topo

Facebook terá jogos de brasileiros em cinco de seis rodadas da Libertadores

UOL Esporte

14/12/2018 16h22

Nesta sexta-feira (14), a Conmebol anunciou oficialmente os vencedores da licitação pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. A novidade é a entrada do Facebook, que exigiu algumas contrapartidas para fechar o negócio.

A reportagem apurou que, por contrato, a Conmebol prometeu escalar times brasileiros em pelo menos cinco das seis rodadas da fase de grupos da Libertadores em 2019, nas noites de quinta-feira, onde os jogos são exclusivos da rede social.

O pedido ocorreu porque o Facebook queria garantias de que sua transmissão daria certo no Brasil, e isso só será possível se brasileiros forem transmitidos. Para atender a exigência, a Conmebol pediu o pagamento do valor integral dos direitos dos jogos, o que foi atendido.

A transmissão dos jogos será em português, mas até o fim do ano será definido qual produtora deverá tocar essa questão. A exibição também deu uma pequena confusão entre as concorrentes.

O Facebook queria repetir a parceria que tem com o Esporte Interativo na Champions League e transmitir os jogos através de sua conta na rede social, contando também com a equipe de jornalistas do projeto esportivo da Turner.

Porém, a Fox, que também adquiriu os direitos de transmissão, questionou esse ponto e argumentou que a exibição pelo Facebook deveria ocorrer usando equipe da Fox ou do SporTV, no mesmo esquema de parceria com o EI.

No entanto, o Facebook conseguiu resolver a questão e decidiu que contratará uma produtora para exibir as partidas. A definição dela deve ocorrer até o fim deste ano.

Desde maio deste ano, já estavam definidos quem seriam os donos dos direitos de exibição da Libertadores, conforme noticiou o UOL Esporte.

A Globo tem o direito de apenas um jogo em TV aberta nas quartas-feiras, enquanto Fox Sports e SporTV ficaram com os jogos na TV paga; a Fox terá a primeira escolha e exibição exclusiva em TV por assinatura da final única a partir de 2019. O Facebook tem direito de todos os jogos das noites de quinta-feira.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.