Topo

Jô Soares revela crise com técnicos na Fox e drama de saúde durante Copa

UOL Esporte

04/12/2018 16h56

(foto: Edu Moraes/Record TV)

Jô Soares viveu um drama durante a Copa do Mundo de 2018. Enquanto lidava com complicações médicas, o apresentador da TV Globo participou do programa "Debate Final: Especialistas", a convite do Fox Sports, e se desentendeu com treinadores de futebol.

"Alguns tentaram me desqualificar como interlocutor, pois eu nunca havia estado num vestiário ou num campo, e era um mero palpiteiro (isso sou mesmo). Esperei o último programa e disse pra eles uma palavra preciosa: cautela!", relatou no segundo volume de sua autobiografia, "O Livro de Jô".

A discussão se deu pelo fato de que alguns participantes do programa não viam grande diferença no trabalho de técnicos estrangeiros e brasileiros. Jô chama esta postura de "corporativista" (embora ressalte: "não de todos, é claro") e lembra que boa parte deles não estava treinando qualquer time.

"Nunca houve um ciclo tão longo de predomínio do futebol europeu nas Copas. Como não há nada a aprender com isso? Eu aprendo todo dia. Saio na rua e sempre trago uma lição nova para casa. Descubro alguma coisa nova com pessoas na rua", acrescentou o apresentador.

"Continuo pesquisando e procurando me atualizar em tudo. Não existe mais nenhuma atividade humana em que se possa progredir sem aprendizado permanente. Eu disse aos técnicos: 'Claro, pra vocês a minha opinião conta. Eu sou apenas aquele que compra o ingresso…'", completou.

O programa em questão foi comandado pelo narrador Téo José e teve a participação de técnicos como Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Jair Ventura. Apenas o último esteve empregado durante a Copa – Abel Braga deixou o Fluminense no início do Mundial.

No livro, ele também relata que tropeçou em uma "gaveta grande aberta" em seu quarto e levou treze pontos na perna. Com a ida ao Hospital Sírio-Libanês, aproveitou para fazer exames que apontaram, dentre outras coisas, que sua taxa de glicemia estava "descompensada".

"Então eu deixava a cama, ia para o andar de baixo do meu apartamento, onde tenho um estúdio pra ensaiar as peças de teatro, participava ao vivo do 'Especialistas' [da Fox] e voltava pra cama. Eu estava me sentindo como o velho de cem anos que vive num berço", explicou Jô.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.