Topo

Repórter da Globo relata "choro e desespero" em mal-entendido sobre abuso

UOL Esporte

20/11/2018 09h05

Após esclarecer o mal-entendido sobre um suposto abuso que teria sofrido por um auxiliar de filmagem, Fabíola Andrade voltou a se manifestar nas redes sociais relatando momentos de "choro e desespero". Na última segunda-feira (19), a repórter da TV Globo reviu as imagens do ocorrido, conversou com o colega e concluiu que não foi abusada ou assediada.

Em um texto publicado em sua conta no Facebook, Fabíola relata tudo o que sentiu desde a madrugada de domingo (18) para segunda-feira (19), quando um primeiro vídeo começou a circular nas redes sociais. No início, muitas pessoas acreditaram que o profissional teria passado a mão nas nádegas da repórter durante o jogo entre Corinthians e Vasco, no último sábado (17). No entanto, novas imagens analisadas pela própria jornalista mostraram que ele estava apenas enrolando o cabo de um equipamento.

"Vídeo. Abuso. Choro. Desespero. Facada. Dor. Exposição. Maldade. Muita dor…", escreveu Fabíola ao descrever as primeiras impressões que teve ao ter contato com o vídeo. Em seguida, ela relata a "pressão" por um pronunciamento oficial e muitos pedidos de entrevistas sobre o caso.

Pouco depois, a jornalista começa a relatar a resolução do mal-entendido e cita uma ligação do profissional envolvido. Em seu texto, Fabíola conta que o colega de trabalho se defendeu das acusações. Na conclusão, a repórter da TV Globo relata a "injustiça" sofrida pelo auxiliar após o novo vídeo se revelar.

"Uma ligação. É ele. Atende! Pra quê? 'Ouve o seu coração'. Não fez? 'Não fiz, juro! Nunca'. Choro. Desespero. Medo. Julgamento. Mas eu? Julgar? Fez sim! Olha o vídeo! Abusador. Vagabundo. Não fez. Ele me disse. Eu senti. Não fez. Não merece. Injustiça. Dor. Choro. Desespero. Novo vídeo. Não fez. Não fez. Eu sei que não fez. Senti", escreveu a jornalista.

Confira a íntegra do relato de Fabíola Andrade:

"24 horas"
Vídeo. Abuso.
Choro. Desespero. Facada. Dor. Exposição. Maldade.
Muita dor…

Mensagens. Poucas.
Carinho. Abraço. Choro. Tristeza.

Amanhece. Pressão. Condenação. Culpado! Nojento. Absurdo. Entrevistas? Eu? Nota de repúdio. Posta! Gritos. Risos. Maldade. Revolta.

Silêncio. Dor. Solidão.
Choro.

"Ouve o coração"
Esquece o vídeo. Não leia nada mais.
Não ouça.
"Ouve o seu coração"

Pressão. Ligação. Mensagens. Muitas. Centenas. Tensão. Reunião. Indignação. Entrevistas? Mais? Gritaria.

Choro. Dor. Decepção.
Silêncio.

Uma ligação. É ele. Atende! Pra quê?
"Ouve o seu coração"
Não fez? "Não fiz, juro! Nunca"
Choro.
Desespero. Medo. Julgamento.
Mas eu?
Julgar?

Fez sim! Olha o vídeo! Abusador. Vagabundo.

Não fez. Ele me disse. Eu senti.
Não fez.

Não merece.
Injustiça.
Dor. Choro. Desespero.

Novo vídeo.
Não fez. Não fez. Eu sei que não fez. Senti.

Falei. Postei.
Acabou. Não leia mais nada.
Acabou. Choro. Alívio.

Fome. Sono. Cansaço. Exaustão.

Justiça.
Amor.
Diálogo.
Respeito e confiança.
Acabou.

Boato gerou reunião na Globo e manifestações nas redes

(foto: reprodução/Instagram)

A reportagem do UOL Esporte apurou que Fabíola Andrade esteve reunida com o Grupo Globo na manhã de segunda-feira para esclarecer o assunto. Durante a tarde do mesmo dia, a repórter publicou uma nota em sua conta oficial no Instagram para declarar sua conclusão.

"Conversei com o meu colega que trabalha comigo há cinco anos. Ele me procurou várias vezes hoje. Para mim não aconteceu assédio ou abuso. Ele estava manuseando o cabo de áudio que fica preso à minha roupa durante a transmissão, situação comum em dias de jogos", explicou no Instagram.

A TV Globo também se posicionou através de uma nota oficial enviada ao UOL Esporte. "A Globo e o SporTV esclarecem que, durante a partida entre Corinthians e Vasco da Gama disputada no último sábado pelo Campeonato Brasileiro, foram veiculadas imagens que deram margem a interpretações equivocadas. Os profissionais envolvidos foram ouvidos e as imagens foram analisadas com cautela. Diferentes ângulos e imagens com qualidade melhor mostram nitidamente que o auxiliar de câmera está manipulando os cabos do microfone e que não houve qualquer desrespeito, o que já foi reconhecido pela própria repórter em suas redes sociais", afirmou a emissora.

As primeiras imagens causaram uma repercussão muito grande nas redes sociais. O Corinthians chegou a se manifestar ao repudiar o que pensava ser um caso de abuso sexual. O movimento de jornalistas esportivas #DeixaElaTrabalhar também se posicionou contra o profissional em um primeiro momento.

A primeira nota do movimento "DeixaElaTrabalhar" repudiou o caso (foto: reprodução/Instagram)

(foto: reprodução/Twitter)

Em seguida, o grupo voltou atrás e compartilhou o comunicado oficial da jornalista; no Twitter, o coletivo ainda acrescentou: "Fabíola, estamos com você". O Corinthians também retificou seu posicionamento e pediu desculpas pelo mal-entendido.

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.