Topo

Globo usa Libertadores para mostrar força com três equipes na Argentina

UOL Esporte

26/10/2018 04h00

Galvão esteve na Bombonera para narrar Boca Juniors x Palmeiras (foto: reprodução/TV Globo)

Nesta semana, chamou a atenção do público o fato de a Globo ter enviado para a Argentina três equipes completas para as transmissões das semifinais da Copa Libertadores da América.

A primeira foi liderada por Gustavo Villani e transmitiu River Plate 0 x 1 Grêmio. A segunda, também do canal SporTV, foi comandada por Milton Leite e transmitiu Boca Juniors 2 x 0 Palmeiras. A terceira e última teve Galvão Bueno no fronte e exibiu a derrota do alviverde paulista em TV aberta.

O fato chama a atenção porque, nos últimos meses, a Globo vinha diminuindo o número de transmissões in loco em seus campeonatos. Segundo apurou a reportagem, a decisão de mandar tanta gente foi baseada em quatro pontos.

O primeiro e mais óbvio é o fato de ser uma semifinal de Libertadores e ter confrontos fortes entre Brasil e Argentina, o que chama mais audiência do público.

O segundo ponto, no caso da disputa da TV paga, é a concorrência com o Fox Sports. O canal raramente faz transmissões in loco e estar com equipe completa no estádio é um diferencial pro SporTV na briga pelo Ibope.

O terceiro é a reta final da temporada. Nos últimos meses, a Globo faz um planejamento de aumentar as transmissões nos estádios, inclusive no Brasileirão. Um exemplo disto foi a transmissão de Vitória x Corinthians, no último domingo, que foi feita diretamente de Salvador por Cléber Machado.

O último é a importância da Libertadores. Atualmente, o produto é tratado pelo esporte do Grupo Globo como o seu principal evento, acima até mesmo do Campeonato Brasileiro.

Executivos da casa entendem que o torneio continental ganhou uma importância gigante e que ele precisa ter um tratamento diferenciado. Tanto que, também na final, deverão ter ao menos uma equipe completa em todas as possibilidades de decisão.

Procurada para comentar sobre o assunto, a Globo não se pronunciou sobre até a publicação.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.