Topo

Ausência de jogo na Globo por eleição é inédita na era dos pontos corridos

UOL Esporte

03/10/2018 06h20

TV Globo opta por não transmitir futebol no final de semana das eleições gerais (Reprodução/Globo)

Por conta das eleições gerais deste ano, a Globo decidiu não exibir jogos do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Tal fato é inédito na história do Brasileirão dos pontos corridos, que começou em 2003.

Segundo levantamento do UOL Esporte, nas sete eleições que ocorreram no período – 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016 -, a emissora sempre exibia uma partida no sábado anterior ao pleito.

Em todos os anos, a Globo mudava a programação da seguinte forma: antecipava o "Caldeirão do Huck", exibia a rodada às 16h30 e o futebol entregava diretamente para a novela das 18 horas.

Segundo apurou a reportagem, a decisão inédita foi da alta direção da emissora. Com a polarização da disputa a presidência do Brasil, eles acharam melhor abrir mão do futebol para uma cobertura mais abrangente do pleito.

Além disso, o Grupo Globo sabe que a rodada sem exibição vai reforçar a nova política na TV por assinatura e no pay-per-view, deixando jogos como Corinthians x Flamengo e São Paulo x Palmeiras apenas para assinantes do pacote.

Nesta rodada, apenas dois jogos estão programados para as 16h de sábado – Atlético-PR x América-MG e Chapecoense x Atlético-MG.

No dia das eleições, o horário do futebol, das 16h às 18h, terão três boletins de 20 minutos das eleições, intercalando com o programa "Domingão do Faustão".

O "Fantástico" começará mais cedo, às 20h. A grade ainda não é confirmada pela Globo.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.