Agência demora em tratativas e dificulta exibição do Francês no Brasil
Os canais que negociam os direitos do Campeonato Francês estão incomodados com a demora da BeIN, agência que faz a intermediação das tratativas, para responder quesitos importantes do negócio. Até a única exibidora atual, a TV5 Monde Brasil, tem sido prejudicada.
A reportagem apurou que a agência demora até três semanas para retomar contatos básicos, como questionamento de valores, por e-mail, o que dificulta um acordo.
Além disso, propostas financeiras demoram ainda mais. Documentos oficiais são analisados com muito cuidado pela agência, e isto é elogiado, mas o retorno é lento e demorado, o que chega a irritar alguns executivos.
A demora da BeIN em relação a isto é provada até com o caso da TV5 Monde, emissora francesa que tem sinal no Brasil e transmite um jogo por semana, nas tardes de sábado. Renovado neste ano, o contrato entre a liga e a TV5 ainda não teve a parte que cabe a BeIN enviada ao Brasil, o que torna a atual exibição algo como "acordo de cavalheiros".
Esta demora tem prejudicado a TV5, que não fez ações maiores de divulgação de sua exclusividade do Francês no Brasil por isto. Todavia, o canal espera resolver essa questão até o fim deste mês de setembro.
Alice Pereira, gerente de comunicação da TV5 Monde no Brasil, informa que já ocorrem conversas para ações e que a repercussão da exibição, mesmo com a transmissão ocorrendo em idioma original, tem sido boa para o canal.
"Nas redes sociais, as mensagens aumentaram e a repercussão tem sido muito boa para nós. Não esperávamos ter essa exclusividade, mas agora estamos celebrando que isso aconteceu", afirmou a executiva para a reportagem.
A TV5 Monde é um canal à la carte nas TVs pagas – ou seja, precisa-se pagar além da assinatura normal para tê-lo. Sua audiência não é medida de forma linear, como os outros canais normais, e sim por base de assinantes.
"Não pagamos o Ibope, é muito caro. De forma regular, a NET nos informa nossa base de assinantes, que tem crescido nos últimos anos", concluiu a diretora.
A BeIN é uma agencia do Qatar, e seu conglomerado de mídia foi fundado em 2014. Envolve inúmeras empresas de esporte e mídia em várias partes da Europa, incluindo o canal de TV BeIN Sports – este último tem entrada na Ásia e nos Estados Unidos.
Possíveis interessadas no Brasil não falam oficialmente sobre a questão envolvendo a BeIN. A ESPN afirmou que não comenta sobre negociações. Já a Globo preferiu não se pronunciar também. Por fim, procuramos a BeIN desde o último dia 12, mas nossos contatos não foram respondidos até o fechamento desta matéria.
Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL Esporte
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.