Topo

Hoje no FOX Sports, Marco de Vargas já narrou concurso de beleza no RS

UOL Esporte

17/08/2018 04h00

Narrar um jogo da Copa Libertadores da América é, certamente, um desafio para qualquer locutor. Mas que tal narrar também um concurso de beleza?

Já aconteceu com Marco de Vargas, uma das vozes da FOX Sports Brasil. Entre 2006 e 2010, quando ainda trabalhava na RBS (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul), ele foi o escalado para transmitir a final do Garota Verão, um tradicional concurso de misses promovido pelo canal entre 1983 e 2015. A final era realizada em Capão da Canoa, cidade no litoral gaúcho.

Historicamente, o evento tinha a locução de Sérgio do Erre – segundo Marco, dono de "uma voz poderosíssima". No entanto, quando o titular deixou o posto no RS, o hoje narrador do FOX Sports Brasil foi chamado para substituir. Acabou ficando.

"Fui funcionário da RBS lá (no RS), e esse concurso era muito conhecido, tinha eliminatórias no estado inteiro. Eram meses até chegar a uma final transmitida ao vivo por duas ou três horas", contou Marco em entrevista ao UOL Esporte, relembrando a surpresa com o convite.

"Eu era um reles locutor esportivo. Mas, na RBS, durante um período, eu fiz gravação de chamadas, voz comercial. Tem que colocar o leite das crianças na mesa, né? Como não estava ferindo nenhuma ética, não estava matando, não estava roubando, sem problema. Para mim, era um ambiente totalmente diferente", acrescentou, em tom de brincadeira.

Na época, a realização da final exigia uma operação de três ou quatro dias em Capão da Canoa (RS). A organização tinha regras bastante restritas, especialmente em referência ao acesso de homens aos espaços do evento.

Para Marco, a rotina também mudava – especialmente porque eventualmente conciliava a programação do Garota Verão com os eventos esportivos que narrava para canais como Premiere e SporTV. Para um profissional acostumado a narrar gols, a experiência de narrar um desfile exigia uma divertida adaptação.

"Eu sou do Sul, embora tenha vivido um bom tempo fora do Sul. Então conhecia muito bem o trabalho do Sérgio do Erre. Como eu tenho um timbre de voz parecida – não igual, a dele é fantástica –, eu pensei: 'Posso fazer um tom calmo, mais baixo. Acho que fica legal'", contou.

A voz, lembra ele, fez bastante sucesso. "Repercutia mais do que transmitir esporte. Quando meu filho nasceu, por exemplo, a enfermeira era fã do evento, e o sonho dela era ser Garota Verão. Quando ela me ouviu falando, ela ficou olhando e foi falar com a minha mulher. 'Eu conheço a voz dele de algum lugar. Não é do Garota Verão?'", conta Marco de Vargas.

Atendendo a pedido na ocasião, ele emprestou sua voz à gravação da uma participação fictícia da enfermeira no concurso. O registro, ele conta, virou toque de celular da fã.

Emanuel Colombari
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.