Topo

Fox adota estratégia da Globo, e comentaristas fazem propagandas em jogo

UOL Esporte

16/08/2018 00h49

Nivaldo Prieto, narrador do Fox Sports (foto: reprodução)

Para chamar a atenção do telespectador e tentar convencê-lo a assinar o Fox Premium, o Fox Sports adotou uma estratégia muito comum na TV Globo: nesta quarta-feira (15), narradores e comentaristas fizeram propagandas engraçadinhas sobre atrações da casa.

A proporção e repercussão aumentaram com a exibição de dois jogos da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Santos, exclusivo da Fox para todo o Brasil, e Chapecoense e Corinthians. O primeiro teve narração de Nivaldo Prieto, com comentários de Zinho, Fábio Sormani e Nadine Bastos.

Durante toda a partida, Prieto interagiu com os comentaristas e perguntou se eles já tinham Fox Premium. A propaganda mais curiosa aconteceu no primeiro tempo, quando o narrador perguntou para Sormani se o colega acharia ruim pagá-lo um real por dia.

"Claro que não", respondeu Sormani. "Então eu já tenho o meu Fox Premium garantido!", vibrou Prieto, dizendo ao telespectador, nas entrelinhas, que o Fox Premium custa menos de um real por dia na assinatura.

Em outro momento da partida, já no segundo tempo, Prieto perguntou qual é a série preferida de Nadine Bastos, a comentarista de arbitragem, no catálogo do Fox Premium. Ela respondeu que gostava bastante de ver os zumbis de "The Walking Dead".

Além disso, sempre que terminava a propaganda do Fox Premium, um inserte de um grupo, em coro, entrava no ar. Aparentemente formado por torcedores, o coro se gabava de ter o Fox Premium enquanto o telespectador ainda não usufruía do sistema. "Eu tenho! Você não tem!", dizia repetidamente o pequeno grito de guerra.

Já no jogo entre o time catarinense e o Timão, os diálogos foram feitos por Téo José e o comentarista Edmundo. Em dado momento do primeiro tempo, o narrador perguntou se o ídolo de Vasco e Palmeiras já tinha assinado o canal premium do grupo.

Bem humorado, Edmundo agradeceu ao colega pela "lembrança" oportuna. "Ainda não [assinei]. Ainda bem que você me lembrou, vou aproveitar o intervalo, ligar na minha operadora e assinar", afirmou o ex-jogador.

Na Fox, é comum que narradores chamem a atenção do público para outras atrações de canais co-irmãos, como Fox, FX e Nat Geo, mas as propagandas costumam ser rápidas e sem maiores interações com os colegas. A mudança no perfil da propaganda deixa os reclames parecidos com a estratégia da Globo durante a Copa do Mundo da Rússia, quando os narradores interagiam com os comentaristas para falar sobre as novelas exibidas pelo canal.

O aumento de propagandas sobre o Fox Premium envolve a exibição do Campeonato Espanhol a partir deste fim de semana. A partir desta temporada, o canal à la carte da Fox exibirá os jogos da liga espanhola – a competição é dividida com a ESPN Brasil, que é a dona primária do evento no Brasil.

Até aqui, o Fox Premium exibia apenas filmes e séries. A mais famosa é o seriado "The Walking Dead". No entanto, desde seu lançamento no Brasil, em abril de 2016, os canais à la carte da Fox não conseguem ter uma alta base de assinantes. O Espanhol foi escolhido para fazer uma introdução inicial de esportes no canal premium.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.