Topo

Globo Esporte - 40 anos tem Galvão de bigode e Glenda como "bonitona"

UOL Esporte

14/08/2018 13h02

 

Reprodução/TV Globo

Com uma abertura especial remixada com diversos apresentadores ao longo do tempo, o "Globo Esporte" iniciou a comemoração pelos 40 anos do programa nesta terça-feira (14), na TV Globo. Sobraram homenagens aos profissionais que ajudaram a fazer o programa neste período, com destaque para o primeiro apresentador Leo Batista e para Glenda Kozlowksi, que também já apareceu em uma edição como "Bonitona do Pedaço" quando era atleta de bodyboard, como ela mesma se autodenominou.

Chamou a atenção logo a primeira imagem da vinheta, com o narrador Galvão Bueno de bigode. Na versão remixada, ainda apareceram apresentadores históricos como Leo Batista, Isabela Scalabrini, Glenda Kozlowski, Alex Escobar, Tiago Leifert, Cleber Machado até chegar ao atual da edição de São Paulo, Ivan Moré, que ao vivo leu uma mensagem. "São 40 anos levando informações. Grande prazer", disse.

Ao longo do programa, Ivan Moré também leu mensagens como a de Alessandra do Vale, filha do narrador Luciano do Vale. Já em uma reportagem especial relembrando alguns momentos desta trajetória, o aniversário do programa ainda foi celebrado por alguns de seus apresentadores e personalidades do esporte como Marta, Gustavo Kuerten, Renato Gaúcho e Hortência. Eles lembraram a primeira vez que apareceram no programa.

Glenda, inclusive, foi lembrada como uma das personagens mais representativas do programa, já que apareceu nele quando era atleta de bodyboard e como apresentadora . "O que significa uma pré-adolescente de 13 anos aparecer no Globo Esporte como a "Bonitona do pedaço" meu amor?", lembrou, gargalhando. "A primeira vez foi o máximo".

Em outro trecho, ela se emocionou ao falar sobre a mãe, que também aparecia na reportagem. "Sou chorona, sempre fui", disse, com lágrimas nos olhos.

Reprodução/TV Globo

Primeiro apresentador do programa, Léo Batista também foi homenageado, com imagens da primeira edição do dia 14 de agosto de 1978 e um depoimento sobre como foi criado o nome "Globo Esporte", quando o então diretor Boni concordou em ter um novo programa diário esportivo. "Enquanto nao descobrir um nome interessante fica GloboEsporte", relembrou Léo Batista, que foi apresentado como sinônimo do programa. "Ainda estou aqui, ainda dá para enganar um pouquinho", brincou.

Reprodução/Globo

 

A reportagem foi realizada por Tino Marcos, que se apresentou como um cinquentão com 32 anos de programa. E teve até imagens da primeira vez do repórter, em uma participação direta do Estádio Moça Bonita.

Reprodução/TV Globo

Antes mesmo de o programa ir ao ar, as redes sociais já contavam com declarações de carinho. Apresentador no Rio de Janeiro, Alex Escobar conta que o programa é seu companheiro de longa data.

"Desde que comecei a me interessar por esporte, o GE foi meu companheiro. Em 2010 nossa relação se estreitou, ganhamos uma intimidade, o relacionamento ficou sério. Passou a ser minha a responsabilidade de estar alí na tela dando continuidade ao que tanta gente boa fez por aqui. E como eu gosto dessa responsa, como me sinto bem aqui", escreveu.

Ivan Moré também recordou de alguns momentos do programa através de fotos e vídeos. "É sim a realização de um sonho poder entrar todos os dias na casa das pessoas, ser recebido com carinho pra falar de esporte", agradeceu. A postagem ainda contou com uma foto, por engano, de seu filho Lui. "Quem sabe seja um presságio de que ele possa a vir substituto do Papai um dia", brincou.


Outro que fez questão de recordar o 4.0 do GE foi Tiago Leifert. Atualmente no "The Voice", ele integrou a equipe do programa esportivo por quase dez anos. "Hoje o Globo Esporte faz 40 anos! Tive a honra de fazer parte de quase 10 anos dessa história, começando como repórter e depois editor e apresentador. Parabéns a todos! Obrigado por tudo GE", escreveu.

Outra a passar pelo estúdio do aniversariante foi Glenda Kozlowski. Aparecendo pela primeira vez ainda como promessa no bodyboard, a tetracampeã mundial da modalidade apresentou o GE ao lado de Tino Marques, a quem fez questão de homenagear. "E se tem história, tem Tino Marcos!! Um craque! Uma unanimidade de talento, responsabilidade e caráter!! Eu já tive a sorte de ser personagem das suas reportagens", disse Glenda, que completou, "Apresentamos juntos o Globo Esporte e o Esporte Espetacular! Foram anos de uma escola inesquecível! Sou muito grata a você Tinão! E ao nosso Globo Esporte quarentão! Passei pelo programa como atleta e como jornalista. Tenho o maior orgulho disso!"

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.