Topo

Ex-árbitros constatam: Cássio deveria ter sido expulso contra a Chape

UOL Esporte

12/08/2018 20h56

Cássio saiu mal do gol e acabou pegando a bola fora da área (Reprodução/Premiere)

Neste domingo, o Corinthians foi derrotado pela Chapecoense por 2 a 1, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Só que o prejuízo na Arena Condá poderia ter sido maior para os alvinegros, já que Cássio recebeu apenas cartão amarelo ao agarrar a bola fora da área em ataque dos catarinenses.

Segundo três ex-árbitros que trabalham como comentaristas na televisão – Leonardo Gaciba, da Rede Globo, Salvio Spinola, da ESPN Brasil, e Carlos Eugênio Simon, do Fox Sports – o arqueiro corintiano deveria ter sido expulso. A Chape até abriu o placar na cobrança da falta e virou o jogo no fim, mas poderia ter ficado por pelo menos 23 minutos com um jogador a mais.

"O árbitro foi benevolente com o goleiro do Corinthians. Cássio passa da bola e quem marca é o assistente número dois, avisando que estava fora da área. Ele que informou. O árbitro deveria se perguntar sobre oportunidade clara e manifesta de gol e mostra só amarelo. Mas não tem discussão. Cássio está realmente fora da área e a oportunidade é clara, com o jogador da Chape chegando para fazer o gol ou até com a bola passando direto. Era um lance de cartilha para cartão vermelho. Ficou barato. Impedir o gol cometendo uma falta seria expulsão e o árbitro deixou passar", analisou Salvio, durante o programa "Bate Bola".

O ex-árbitro também falou sobre o caso de Clayson, que jogou água em torcedores da Chapecoense que o xingavam quando foi substituído: "Ato hostil. Foi substituído e atira água nos torcedores, numa pessoa com filho. O relatório do árbitro não tem nada, mesmo com toda repercussão. Por outro lado, o jogador Barreto foi expulso direto por reclamação estando no banco. O árbitro pode, até 24 horas após a partida, acrescentar isso pelas imagens, algo permitido pelo Estatuto do Torcedor. E mesmo sem estar no relatório o tribunal (STJD) pode julgar. O árbitro tinha que ter tomado uma atitude".

De volta ao lance do goleiro corintiano, Simon falou da falha da arbitragem, mas elogiou o assistente no lance. "O Cássio erou feio, pegou a bola com as mãos fora da área. A bola quicou, ia em direção ao gol, e o Thiago Faria, assistente, foi bem e comunicou o árbitro. A decisão técnica é tiro livre indireto, e a decisão disciplinar é cartão vermelho. Errou o árbitro ao apresentar o cartão amarelo. Essa bola ia entrar no gol. Se não tivesse força suficiente, o Leandro, da Chapecoense, iria chegar. O Cássio deveria ter sido expulso. Acertou a infração, mas errou disciplinarmente", afirmou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.