Topo

Quem sai "maior" da Copa da Rússia na televisão brasileira

UOL Esporte

17/07/2018 11h21

Fernanda Gentil em ação durante a Copa (Foto: reprodução/TV Globo)

Terminada neste domingo (16), a Copa do Mundo da Rússia teve inúmeros destaques nas TVs brasileiras – e outros pontos fracos que não vale apenas citar aqui.

No entanto, dez programas ou profissionais que sairão maiores ao fim do Mundial em relação ao que chegaram na Rússia.

Luís Roberto 

Antes de ir para a Rússia, Luís Roberto estava em uma boa fase na Globo. Ele havia acabado de renovar seu vínculo até o fim de 2022, e vinha de ótimas narrações em jogos da Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Mas recuperando sua emoção dos tempos de rádio, misturando bordões animados e um bom humor sem igual, Luís Roberto ganhou elogios dentro e fora da Globo. Volta pro Brasil, neste momento, como segundo narrador da Globo, só perdendo para Galvão Bueno.

Fernanda Gentil

Fernanda já é uma estrela da Globo, inegavelmente. Mas seu jeito mais descontraído e natural aflorou ainda mais neste Mundial, principalmente nas redes sociais, onde suas "palestras motivadoras" fazem sucesso.

Na Globo, de verdade, o que chamou mesmo a atenção foi a edição do Esporte Espetacular no qual ela dividiu as matérias da Copa com informações sobre a possível soltura do ex-presidente Lula. Extremamente elogiada por colegas neste dia, Gentil sai com o saldo mais que positivo da Europa.

Júlia Guimarães 

Antes da Copa, muita gente não conhecia Júlia Guimarães. A jovem é mineira, e antes de ser selecionada pelo projeto Passaporte SporTV, em 2016, teve passagem pelo Os Donos da Bola MG, da Band Minas. Seu bom desempenho nas Olimpíadas de 2016 já a credenciaram para ser contratada após os Jogos Olímpicos do Rio.

Esta foi sua primeira Copa, e além de ter feito reportagens elogiadas pelas chefias na Rússia, Júlia ficou marcado pela resposta firme após quase ser beijada sem consentimento por um estrangeiro. Elogiada por colegas pela firmeza e pelas reportagens na Europa, Júlia chega ao Brasil com moral na Globo.

Ana Thaís Matos

Conhecida repórter da Rádio Globo/CBN em São Paulo, Ana Thaís Matos já participava de programas do SporTV antes do Mundial da Rússia. Mas foi na Copa que boa parte do público conheceu seu trabalho.

Fazendo parte do elenco do Troca de Passes Copa, junto com Gustavo Villani, Grafite e Tiago Maranhão, Ana se destacou pelo entendimento que tinha das quatro linhas, técnica e taticamente.

O seu ótimo desempenho fez o canal querer aumentar suas participações daqui pra frente, tanto no próprio Troca de Passes nos fins de noite, quanto no Seleção SporTV, o qual ela já participava juntamente com André Rizek.

Grafite

Ex-atacante agradou como comentarista na cobertura do Mundial (Crédito: Sportv/Reprodução)

Ex-jogador de São Paulo e Santa Cruz, e atacante do Brasil na Copa de 2010, Grafite foi considerado uma das gratas surpresas do SporTV para a Copa do Mundo da Rússia.

Chegando no elenco do Troca de Passes Copa, suas análises táticas e conhecimento impressionaram telespectadores e o próprio SporTV, que não esperava tanto de seu novo contratado.

O ótimo desempenho fez Grafite começar a negociar uma permanência definitiva na emissora.

Felipe Andreoli 

Apresentador do Esporte Espetacular, na Globo, Felipe Andreoli deixou o "canal-mãe" no Mundial para tocar o Zona Mista, toda a noite, no SporTV, até o fim da Copa na Rússia.

Juntamente com Maurício Meirelles, o programa teve um humor abusado e fazia rir praticamente toda a noite, algo impressionante para um programa diário de humor, rendendo também alta repercussão na web.

Mesmo com pedidos de telespectadores nas redes sociais, o Zona Mista encerrou sua trajetória no SporTV no Mundial, para a tristeza de muitos. Mas Andreoli sai com um saldo extremamente positivo dentro da Globo pelo bem-sucedido programa.

João Guilherme 

Narrador do Fox Sports desde sua fundação, em 2012, João Guilherme é um narrador regular no canal, tendo sempre desempenhos elogiados – tanto pela emoção, quanto pelos bordões consagrados, como o "toca a música!".

Mas na Copa da Rússia, João teve seu auge no canal. Além de viralizar nas redes quando pediu para os colegas da Fox falarem um por vez no Expediente Futebol – programa diário que apresenta -, João foi escolhido para narrar a final da Copa entre França x Croácia.

No canal, após a Copa, é possível dizer que ele está um passo a frente atualmente que outros colegas, que são bons narradores, como Téo José e Nivaldo Prieto.

Isabelly Moraes

Até o ano passado, Isabelly Moraes estava em Minas Gerais. Seu grande sonho era narrar na TV, lugar onde mulheres pouco tiveram espaço. Mas nesta Copa do Mundo, ela virou referência.

Isabelly foi a narradora principal do projeto Narra Quem Sabe, cuidado pelo Fox Sports para que mulheres narrassem uma Copa do Mundo pela primeira vez. Isabelly narrou o jogo de abertura e jogos da Seleção Brasileira.

A garota fez história sendo a primeira mulher a narrar um gol num jogo de Copa na TV. O bom desempenho já fez com que a Fox iniciasse conversas para ela continue na emissora.

Mendel Bydlowski 

Mesmo sem direitos de transmissão para a Copa do Mundo, a ESPN Brasil mandou equipe para a Rússia. E por lá, quem mais se destacou foi o repórter Mendel Bydlowski.

Diariamente, Mendel contava histórias pouco conhecidas ou que ele mesmo descobria na Rússia. A reportagem que mais se destacou foi com a garota Polina, uma menina cadeirante que é fã de Cristiano Ronaldo, e que ganhou ainda mais forças para viver após entrar no campo com seu ídolo. Tal reportagem foi tão tocante que fez Dudu Monsanto e Juliana Veiga, apresentadores do SportsCenter, chorarem no ar. No canal, Mendel foi considerado o maior acerto do Mundial.

O resultado foi tão elogiado na emissora que a ESPN reeditou as suas reportagens para transformá-la em um programa especial. Da Rússia Com Amor será exibido nesta quarta-feira (18), às 22h40, na ESPN Brasil.

Linha de Passe 

Conforme falamos, a ESPN Brasil não teve os direitos de transmissão da Copa do Mundo, mas nem por isso teve a desatenção do público propriamente dito.

Nesse sentido, o Linha de Passe foi o grande destaque da emissora em números, justamente no ano em que completa 20 anos no ar.

Segundo dados do Ibope conseguidos pelo UOL Esporte, o Linha venceu a maioria dos confrontos que teve com um concorrente forte, o Debate Final, no Fox Sports – incluindo aí a versão com especialistas, que tinha Jô Soares e técnicos nacionais, como Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira.

A audiência chegou próximo ao 1 ponto de média, principalmente em jogos do Brasil, algo excelente para a TV paga – ainda mais para um canal sem direitos de jogos.

Além disso, o programa ganhou em alguns outros dias do SporTV News Copa, apresentado por Ivan Moré e Cris Dias no SporTV, sendo líder entre os canais esportivos. O bom desempenho do debate impulsionou o SportsCenter, de Paulo Soares e Antero Greco, que também chegou a alcançar a liderança durante o Mundial.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.