Topo

De A a Z: quem fará o quê para cobrir a Copa do Mundo na TV

UOL Esporte

14/06/2018 04h00

A partir desta quinta-feira (14), os olhos do mundo se voltam para a Rússia. O gigante país europeu receberá os 64 jogos da Copa do Mundo, enquanto o público aqui no Brasil espera para ver a bola rolar pela TV.

Na TV brasileira, tanto emissoras que não terão direitos, como aquelas que exibirão o Mundial, terão uma programação recheada de informações e novidades. Veja aqui como cada canal aberto e todas as emissoras esportivas irão cobrir a Copa do Mundo 2018.

Globo: de estúdio em Moscou ao campinho na Central

Exibidora exclusiva do Mundial na TV aberta, a Globo já está realizando uma programação especial. Seus principais telejornais estão sendo comandados da Rússia. Ana Paula Araújo, Glenda Kozlowski, Sandra Annemberg e Renata Vasconcellos estão no país sede e apresentam o Bom Dia Brasil, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional desde a última segunda.

Eles têm sempre a companhia de um jornalista esportivo – Fernanda Gentil no Bom Dia, Alex Escobar no JH, Galvão Bueno no JN e Glenda no Jornal da Globo e Hora 1.

Do Brasil, o grande destaque é o Central da Copa. Comandado por Tiago Leifert, Bárbara Coelho e Caio Ribeiro, o programa será exibido de segunda à sábado no fim de noite, e aos domingos nos dias de jogos da seleção brasileira. O grande destaque será um campinho virtual instalado nos Estúdios Globo.

Band: cobertura diminuta e só um repórter na Rússia

Outrora o canal dos esportes, a Band fará a mais diminuta cobertura de Copa do Mundo dos últimos 12 anos. Pela primeira vez sem direito nenhum na TV desde 2006 – tanto em TV aberta, quanto na fechada -, a emissora não terá nenhum programa especial que vá repercutir os jogos.

Tudo será feito nos tradicionais debates diários, o Jogo Aberto e o Os Donos da Bola. A cobertura será tão modesta, que apenas um repórter estará na Rússia: Fernando Fernandes, que deve sua ida definida na última hora – apenas na semana passada.

Record: cobertura meramente jornalística

Sem transmitir o Mundial desde 1998, a Record fará apenas uma cobertura jornalística protocolar. O jornalista André Tal fará as reportagens in loco sobre o Mundial para a emissora.

SBT: a maior cobertura fora da Globo

De forma curiosa para uma emissora que não tem tradição esportiva, o SBT enviou três repórteres para a Rússia, onde fazem a cobertura jornalística para a emissora: Patrícia Vasconcellos e Sérgio Ustch, além de Bruno Vicari, que também é apresentador da ESPN Brasil.

RedeTV!: a aposta em Silvio Luiz

A mais jovem rede de TV do Brasil vai apostar no mais experiente narrador do Brasil: Silvio Luiz. A emissora terá debates em dias de jogos do Brasil no fim de tarde, dentro da atração apresentada por Silvio, o Bola na Rede. Na Rússia, a emissora tem o correspondente na Europa, Luciano Júnior, deslocado para as reportagens.

SporTV: da Praça Vermelha à Zona da Zoeira

Além de transmitir todos os 64 jogos da Copa do Mundo, o SporTV terá uma Copa grandiosa. Com a integração do esporte de todo o Grupo Globo, o canal conta com o reforço de profissionais da emissora aberta.

A programação tem começado às 8h nos últimos dias, e vai entrar entre 6h e 7h com o início das partidas do Mundial. O Redação SporTV também se inicia mais cedo, às 8h, mas a atração será cancelada quando houver conflito com jogos da primeira fase.

As partidas sempre terão uma hora de pré-jogo, e após a rodada do dia, o Troca de Passes, com Tiago Maranhão e Gustavo Villani, entrará no ar. Logo após, diretamente dos estúdios do Grupo Globo na Praça Vermelha em Moscou, na Rússia. o Seleção Copa será comandado por Marcelo Barreto e Anré Rizek, tendo grandes convidados.

Mais ao fim da noite, a aposta do SporTV é na zoeira. O Zona Mista, apresentado por Felipe Andreoli e Maurício Meirelles, vai apostar na cobertura com humor da Copa do Mundo. Uma novela fictícia já está sendo destacada nas chamadas: uma redublagem de Deus Salve o Rei, da Globo, mas que se chama Deus Salve o Ney, em referência à Neymar.

No fim do dia, o canal esportivo da Globo terá o SporTV News Copa, com Cristiane Dias e Ivan Moré, em um estilo parecido com o Jornal Nacional.

Fox Sports: técnicos e Jô Soares serão os destaques

Divulgação/Fox Sports

Única emissora fora do Grupo Globo que tem dos direitos de transmissão das partidas, a Fox Sports quer impressionar. Foi o primeiro canal no mundo a entrar ao vivo do centro de imprensa em Moscou, ainda no último dia 4 deste mês.

Durante o Mundial, o Bom Dia Fox, que faz o aquecimento para a primeira partida. Entre as partidas, o programa Entre o Jogo faz a transição entre uma partida e outra.

No fim dos jogos, o Expediente Futebol, às 17h30, repercute e debate tudo. Mas o grande destaque mesmo é o Debate Final, apresentado a partir das 21h30, diariamente. Dividido em duas partes – sendo a parte final com especialistas, ele promete chamar a atenção por ter vários técnicos.

Estão confirmados Zé Ricardo, Jair Ventura, Renê Simões, Vanderlei Luxemburgo, além de ex-jogadores, como Emerson. Além disso, o apresentador e humorista Jô Soares também participará da atração, entrando por meio de link.

ESPN Brasil: sem direitos, cobertura jornalística forte

Divulgação

Sem direitos do Mundial pela primeira vez – o último ano que a emissora não fez os jogos da Copa foi em 2002 -, a ESPN vai investir bastante em cobertura jornalística com pós e pré-jogo.

A equipe da ESPN Brasil já está na Rússia: fazem parte do time os comentaristas Juca Kfouri e Gustavo Hofman, os apresentadores Everaldo Marques e Bruno Vicari, além dos repórteres Mendel Bydlowski, João Castelo Branco, Antônio Strini, Natalie Gedra, Grisha Telingater, André Linares e Igor Resende. Gustavo Hofman estará o tempo todo ao lado da seleção brasileira, enquanto cada principal seleção terá um comentarista setorista: Alemanha (Gerd Wenzel), Argentina (Mauro Cezar Pereira), Bélgica (Mário Marra), Espanha (Paulo Calçade), França (Stéphane Darmani), Inglaterra (Rafael Oliveira), México (André Kfouri), Portugal (Leonardo Bertozzi) e Uruguai (Gian Oddi).

Na programação, também algumas novidades. O Linha de Passe continuará diário até o dia da final do torneio, às 22h. Além disso, em dias de jogos da Seleção, a ESPN colocará um Linha logo após a partida do Brasil.

Durante a exibição dos jogos do Brasil, um programa especial vai ao ar. É o Tempo Real, programa em que três duplas – Alex Tseng e Luciano Amaral; Dudu Monsanto e Fernando Nardini; e Flavio Ortega e Renan do Couto – se revezam na apresentação simultânea e interagem com os fãs do esporte pelas redes sociais. O time de comentaristas da ESPN também está escalado para a atração. Por fim, em dias de véspera de partida da Seleção, e nos dias de jogos do Brasil, o Resenha ESPN ganha uma edição às 19 horas.

Esporte Interativo: Zico e trio de ferro na Rússia

Canal esportivo da Turner, o Esporte Interativo já vem cobrindo a Copa com uma cobertura jornalística. O Melhor Futebol no Mundo, seu programa de futebol internacional, já duas edições no dia – uma pela manhã e a já tradicional na faixa da tarde.

Além disso, a cobertura in loco na Rússia tem sido feita por um trio de ferro do canal, que se destaca bastante na emissora: André Henning, Monique Danello e Gustavo Zupak entram diariamente nos programas da casa com os destaques do dia na Seleção. Além disso, Arthur Quezada tem feito reportagens diversas.

No Brasil, o destaque da cobertura será Zico. Antes e após os jogos da Seleção, Zico está escalado para o Jogando em Casa Especial. Por fim, em dias de jogos da canarinho, o Noite dos Craques terá uma edição especial, que terá Zico, Rivellino e Leão.

BandSports: canal quer ouvir a voz do povo

Canal de esportes da Band e que tem estrutura diminuta em relação aos seus concorrentes, o BandSports não fará grandes alterações. Mas uma somente em específico chama a atenção.

O BandSports News, principal noticiário da emissora exibido às 22h, irá dar voz ao povo. No novo formato, o programa ganha um debate com comentaristas, mas que irá priorizar o que os espectadores dizem por e-mail, telefone e redes sociais. A opinião dele será o mote para o início da discussão dos jornalistas que estarão no estúdio.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.