Topo

Transmissão da Recopa Sul-Americana gera polêmica em emissoras esportivas

UOL Esporte

30/05/2018 04h00

Partida que marca o encontro entre o campeão da Libertadores e do campeão da Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana tem causado controvérsia nos canais esportivos brasileiros.

Segundo apurou o UOL Esporte, as emissoras estão chateadas com o fato do torneio ser exibido com exclusividade pelo vencedor do segundo pacote dos direitos da Copa Sul-Americana, a partir de 2019.

A controvérsia tem sido maior no Fox Sports, canal considerado o grande vencedor dos direitos da Libertadores – ele terá o direito de escolha do primeiro jogo da rodada, além de exibir sozinho a final na TV paga.

A reclamação é de que não vale entrar tão forte na disputa da Sul-Americana, pois a final da Recopa muitas vezes é bem mais atrativa, em termos de audiência e qualidade técnica, do que os dois jogos do segundo torneio mais importante do futebol das Américas.

Além disso, entendem que a Recopa devia ser exibida pela primeira escolha da Libertadores – no caso, a própria Fox, se isso fosse definido. Consideram um erro crasso da Conmebol.

Tal licitação pelos direitos da Sul-Americana está acontecendo, e a Diez Media, agência que comanda tudo para a Conmebol, vai receber propostas até o dia 5 de junho – poucos dias depois, o resultado deverá ser divulgado.

A divisão dos pacotes são parecidos com os da Libertadores. O primeiro pacote terá a primeira escolha da rodada e exibirá a final da Sul-Americana sozinha. O segundo terá a segunda escolha e o direito de exibir com exclusividade para a TV paga, a Recopa Sul-Americana.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em Aracaju

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.