Topo

Zico critica Platini, mas sugere que sorteios de torneios são manipulados

UOL Esporte

18/05/2018 21h49

Foto: Vinicius Castro/UOL

Em participação nesta sexta-feira (18) no programa "Jogando em Casa", do Esporte Interativo,  Zico criticou o ex-jogador Michel Platini por revelar em entrevista que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 1998, na França, foi manipulado para que brasileiros e franceses pudessem se enfrentar apenas na final – o que acabou acontecendo, com vitória dos donos da casa por 3 a 0.

Na época, Zico trabalhava como coordenador técnico da CBF, enquanto Platini era um dos presidentes do comitê organizador do Mundial.

O ídolo do Flamengo chamou o francês de "sacana" por ter feito tal revelação. No entanto, Zico fez uma observação curiosa no programa, ao dizer que qualquer torneio com sorteio para definir confrontos sofre algum tipo de manobra prévia.

"Ele assumiu o que todo mundo faz. Ele confirmou, e todo mundo faz isso mesmo. Se você vir o chaveamento da [Copa do Mundo da] Rússia, os grandes só se pegam na final. Mas eu não acredito que seja trapaça, é uma travessura… É muito antiético. Mas isso é a cara dele, falastrão. Ele é muito sacana, fala mesmo, brinca com as coisas sérias. Eu o conheci bem", afirmou.

Em seguida, Zico tentou amenizar as palavras, descartando uma manipulação, mas sugerindo um posicionamento mais favorável aos favoritos nas chaves. Citou, ainda, como exemplo a última Copa do Mundo, no Brasil.

"Não tem sorteio manipulado, é sorteio direcionado. O Brasil não fez isso para jogar a final só no Maracanã? O Brasil fez. Foi um erro? Foi, porque ninguém faz isso. Ficaram com medo de jogar em São Paulo, porque a torcida pressiona. O Brasil direcionou também", criticou o comentarista do Esporte Interativo.

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.