Topo

Seis provas esportivas que só passam no Esporte Espetacular

UOL Esporte

08/04/2018 04h00

Fundado em 1973, o Esporte Espetacular, da TV Globo, faz parte da rotina de quem é apaixonado por futebol. Uma das tradições da atração é criar competições próprias, ou até modalidades próprias. O UOL Esporte relembra algumas delas a seguir:

Rei e Rainha da Praia

Emanuel em edição do Rei da Praia (Foto: Mauricio Kaye/Divulgação)

Um dos mais tradicionais eventos transmitidos pelo Esporte Espetacular, o Rei e Rainha da Praia testa a habilidade de jogadores de vôlei de praia sem suas duplas. Isso porque cada participante precisa jogar ao lado de todos os outros, e aquele que mais somar vitórias sagra-se campeão. Talita e Alison triunfaram na última edição, disputada em 2014.

Descida das Escadas de Santos

Atleta compete na Descida das Escadas de Santos (Foto: Rodrigo Philips/Divulgação)

Outra tradicional prova transmitida pelo Esporte Espetacular, a Descida das Escadas de Santos é uma competição de ciclismo da categoria downhill urbano que consiste em… bem, descer as escadas de Santos o mais rapidamente possível de bicicleta. Os últimos campeões foram os brasileiros Gabriel Giovannini e Barbara Jechow.

Bolt contra o tempo

Bolt em treino para sua prova contra o tempo (Reprodução/TV Globo)

Com edições realizadas em 2013 e 2014, respectivamente nas praias cariocas de Copacabana e do Leme, a atração teve corridas paralímpicas e olímpicas de atletismo tendo sempre Usain Bolt como atração. Na primeira, o jamaicano correu 150m em 14s42. Na segunda, fez 100m em 10s06.

Desafio Raia Rápida

Nadadores prontos para o início do Raia Rápida de 2016 (Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport)

Realizado desde 2012, o Desafio Raia Rápida é uma competição de natação. Atletas e ícones do esporte convidados se enfrentam em provas individuais e o revezamento. As disputas acontecem em piscinas de 50m, e o último é eliminado até que restem apenas dois esportistas vivos para a final. Com o campeão de cada modalidade definido, acontece o revezamento. O formato da competição é por equipes, e vence a que somar mais pontos.

Força Bruta

Poloneses em ação no Força Bruta de 2018 (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Força Bruta é um evento que, graças ao seu nome, dispensa apresentações. A competição reúne alguns dos homens mais musculosos do mundo e testa sua força em eventos variados. Neste ano, a Polônia acabou levando a melhor sobre o Brasil e venceu por 15 a 11.

Desafio de waterline

Atletas em ação no Desafio de waterline (Foto: Reprodução/TV Globo)

Novidade de 2018, o desafio de waterline é uma competição que exige equilíbrio para os praticantes que se posicionam sobre as fitas duplas posicionadas sobre um rio, além de ousadia nas manobras e sincronia com o parceiro. Os brasileiros Pedro Rafael e Darllyon se sagraram campeões neste ano.

Leia mais

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.