Topo

Veja como as principais emissoras esportivas se preparam para a Copa

UOL Esporte

29/03/2018 04h00

A Copa do Mundo de 2018 causará alterações nas principais emissoras esportivas brasileiras. Faltando pouco mais de dois meses para o início do torneio, os canais começam a definir as grades de programações e as equipes que viajarão para a Rússia.

O UOL Esporte listou como estão os preparativos das principais emissoras para o torneio, tanto as que detêm os direitos de transmissão, quanto as que não têm. Confira:

GRUPO GLOBO

Gustavo Villani é o grande reforço do Grupo Globo para a Copa (Foto: Divulgação/Fox Sports)

O Grupo Globo testará na Copa do Mundo a integração Globo/Sportv. Profissionais da Globo serão usados no Sportv, e vice-versa. Gustavo Villani, por exemplo, foi contratado para narrar partidas pelo Sportv, mas trabalhará na Globo durante a Copa do Mundo – ele ficará no Brasil.

Outra contratação do Grupo Globo foi Cuca. O técnico, sem clube desde que deixou o Palmeiras, estará na Rússia e participará como comentarista de transmissões das partidas e de programas do Sportv.

Ao todo, serão cerca de 500 profissionais diretamente envolvidos com cobertura de Copa do Mundo, com 197 como enviados na Rússia – o restante fica no Brasil, no apoio dos colegas que estão in loco.

O Grupo Globo terá equipes fixas nas sedes da Copa do Mundo, com apenas os repórteres que cobrem a seleção brasileira se deslocando pela Rússia. Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, André Gallindo, André Hernan e Eudes Junior acompanharão o time de Tite.

ESPN BRASIL

Gustavo Hofman e João Castelo Branco acompanharão a seleção brasileira na Rússia (Foto: Divulgação)

Os programas de debate serão a aposta da ESPN para suprir a falta do direito de transmissão da Copa do Mundo. A emissora contará com edições diárias do Linha de Passe, principal atração de debates da casa.

O desejo da ESPN é ser uma espécie de "segunda tela" do telespectador durante a Copa do Mundo. Para isso, a emissora dividiu 10 comentaristas em "setoristas" das seguintes seleções: Alemanha (Gerd Wenzel), Argentina (Mauro Cezar Pereira), Bélgica (Mário Marra), Brasil (Gustavo Hofman), Espanha (Paulo Calçade), França (Stéphane Darmani), Inglaterra (Rafael Oliveira), México (André Kfouri), Portugal (Leonardo Bertozzi) e Uruguai (Gian Oddi).

Gustavo Hofman será o único comentarista do canal a viajar para a Rússia. Ele acompanhará o Brasil junto com os repórteres João Castelo Branco e Antônio Strini, do site da ESPN. Além deles, outros cinco repórteres trabalharão in loco na cobertura: Natalie Gedra, Grisha Telingater, André Linares, Igor Resende e Mendel Bydlowski. O narrador Everaldo Marques estará na Rússia para transmitir a competição pela rádio 730AM de Goiânia. No entanto, ele também participará da cobertura da ESPN.

FOX SPORTS

Assim como Globo e Sportv, o FOX Sports tem os direitos de transmissão da Copa do Mundo. O UOL Esporte apurou que a equipe escalada para viajar para a Rússia ficará no país por 45 dias.

As transmissões do canal serão divididas em duas. Os mesmos jogos serão transmitidos no FOX Sports 1 e no FOX Sports 2, com o segundo canal sendo composto exclusivamente por narradoras. A emissora está promovendo o concurso "Narra Quem Sabe" e escolherá três mulheres para comandar as transmissões. Apenas a terceira rodada da fase de grupo, quando os jogos são simultâneos, terá partidas distintas nos canais.

Antes do Mundial, o FOX Sports perdeu Gustavo Villani, contratado pelo Grupo Globo. Para seu lugar, Téo José, ex-Band, foi contratado. A emissora ainda acertou com a apresentadora Vanessa Riche, demitida no ano passado do Sportv. Ela está responsável pelo concurso "Narra Quem Sabe".

ESPORTE INTERATIVO

O Esporte Interativo terá 12 profissionais na Rússia. André Henning, Leonardo Baran e Monique Danello estão confirmados. Os demais nomes ainda não foram definidos. O principal complicador é o fuso horário, que faria com que os correspondentes entrassem no ar na madrugada da Rússia. Participarão da cobertura, seja no Brasil ou na Rússia, os comentaristas Zico, Rivellino e Emerson Leão. O canal terá equipes em Moscou e uma seguindo a seleção brasileira.

O De Placa, atração comandada por Rodrigo Rodrigues, Alê Oliveira e Guilherme Pallesi, mudará de horário durante a Copa. A atração terá início às 11h (de Brasília) e servirá como análise para os jogos da manhã e prévia das partidas da tarde.

O dia ainda contará com o Melhor Futebol do Mundo (por volta das 15h) e +90 (17h). Ambos servirão como análise para as partidas do dia e cobertura dos treinos e entrevistas da seleção brasileira. Nos dias em que o time de Tite entrar em campo, o canal contará com uma edição especial do "Noite de Craques", com Zico, Rivellino e Emerson Leão, e uma do +90.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

Veja também:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.