Topo

Seis mulheres disputam vagas de narradora da Fox; 15 homens se inscreveram

UOL Esporte

28/03/2018 04h00

O FOX Sports definiu as seis finalistas do concurso que escolherá três narradoras para trabalhar na Copa do Mundo de 2018. Comandado por Vanessa Riche, ex-apresentadora do SporTV, o "Narra Quem Sabe" recebeu 300 inscrições, sendo 15 delas enviadas por homens – apenas mulheres poderiam concorrer.

"Aqui narra quem sabe, mas é só mulher", brincou Vanessa, em entrevista ao UOL Esporte.

As candidatas poderiam se inscrever de duas maneiras: e-mail ou gravação feita em uma cabine instalada no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Passa a fase de seleção, as seis finalistas passarão por treinamentos com fonoaudiólogas e simulações de transmissões antes da decisão de quem seguirá na emissora.

"A experiência delas basicamente vem de rádio, porque é o único lugar que dava espaço para narrar", prosseguiu Vanessa. "Eu precisava de pessoas que tivessem o mínimo de experiência, porque não tenho muito tempo até a Copa. Elas precisavam ter uma voz muito boa, que pudesse sustentar os 90 minutos, não podia ser uma voz estridente, que gritasse muito. Era uma série de requisitos".

Vanessa Riche foi a responsável pela seleção inicial das candidatas. Quando restaram apenas 12, uma comissão integrada por ela, os narradores Nivaldo Prieto e João Guilherme e duas fonoaudiólogas se reuniram para decidir quais seriam as seis que continuavam no programa.

"Sabia que tinha umas credenciais que precisavam ser cumpridas na hora de escolher: a voz, a emoção, a construção da história que tinha que ser bem-feita. Fiquei muito feliz. Jamais imaginaria que a gente teria 300 inscrições do Brasil todo", completou.

A espera pela chance que nunca apareceu

Caso seja selecionada, Renata Silveira participará de sua segunda Copa do Mundo como narradora. Em 2014, a carioca de 28 anos venceu o concurso promovido pela Rádio Globo e narrou a partida entre Costa Rica e Uruguai, pela fase de grupos do Mundial. Um imprevisto com um dos narradores principais ainda deu a chance a ela de narrar mais uma partida: Croácia x México.

"Foi a coisa mais difícil que já fiz na vida. Os nomes da Croácia são bem específicos: Mandzukic, Rakitic, Perisic…", explicou. "Agora ter a chance de narrar o jogo do Brasil, não sei nem como vai ser".

A oportunidade em 2014 não se converteu em uma carreira duradoura. Após o término do Mundial, Renata esperou pela chance que nunca apareceu. "Rolou uma frustração depois do concurso. Só pintou uma oportunidade em uma rádio web e logo depois a rádio acabou. Tentei conciliar, mas por falta de oportunidade, não pude seguir a carreira na época".

O pouco espaço para as mulheres na narração – não há nenhuma narradora nos principais canais esportivos – foi um dos motivos que quase fizeram Gaby de Sabóya, 38, desistir de se inscrever no concurso. "Quando eu vi 'narradoras', pensei em me inscrever, amigos meus falaram para eu me inscrever, mas aquela sensação de que é uma coisa que você não pode fazer na vida. Você não tem essa possibilidade".

"A maioria das inspirações são os homens. Tirando a Vanessa (Riche), que narrou uma coisa ou outra na Olimpíada, a gente não tem essa mulher narradora frequente na televisão. A gente não tem referências. Eu já estava assim: acho que vou ter que fazer isso em outra vida, porque nessa não vai dar. Quando eu vi o concurso, falei: 'está aí uma chance'. Às vezes fica até difícil de acreditar", completou.

Também finalista do concurso, a mineira Isabelly Morais, 20, acumula experiência como narradora da Rádio Inconfidência. Neste ano, foi dela a missão de narrar o clássico mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro.

As outras três finalistas do "Narra Quem Sabe" são: Natalia Lara, Luciana Zogaib e Manuela Avena. O anúncio das vencedoras acontecerá em 15 de maio. As escolhidas comandarão as transmissões do FOX Sports 2.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

Veja também:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.